PARTILHAR

Parque da Cidade, ponto de reunião para 15 mil motociclistas
21º Encontro Motard de Barcelos promoveu três dias de convívio e festa

A festa da cultura motociclista voltou a animar e a colorir Barcelos, no fim de semana, com o 21º Encontro Motard organizado pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos.

Pelo Parque da Cidade, durante os três dias, entre sexta-feira e domingo, passaram mais de quinze mil pessoas, apesar das condições atmosféricas não terem sido as mais favoráveis.

Ultimamente, o São Pedro tem-se furtado ao “patrocínio”, ainda assim a adesão continua em alta, graças “ao prestígio alcançado e aos atrativos do cartaz que fazem com que a concentração barcelense seja rotulada como uma das maiores e também mais distintas realizadas em Portugal”, como considera Pedro Sousa, presidente da instituição.

Ponto de reunião, convívio e fraternidade motociclista, o Encontro Motard de Barcelos atraiu gente de todo o país, do Alto Minho ao Algarve, e claramente cada vez mais espanhóis, “devido sobretudo à participação dos associados nas concentrações dos outros clubes”, o que contribui para “estabelecer e revigorar as amizades que fundamentam estes eventos”.

Para o dirigente, o sucesso da iniciativa deve-se também “ao esforço contínuo encetado para que não falte dinamismo, inovação e qualidade”, assim como “à hospitalidade e simpatia” da cidade anfitriã.

Universo motard em três dias de festa
A fama da concentração da Moto Galos encontra-se já a um nível elevado, pelo que cumprindo a tradição o programa voltou a integrar atividades diversas ligadas ao fenómeno motard. O figurino “continua a funcionar mas também é recetivo a novos atrativos”: muita música, freestyle, passeio das tochas, passeio turístico, 11º Bike Show, exposição, entrega de troféus, comedy moments, striptease, entre outros.

A nível musical, coube à jovem banda do Barreiro Caelum abrir as hostes, seguindo-se os barcelenses Glockenwise, ainda na sexta-feira. Já no sábado, de Aveiro vieram os Ganda Malucos. O Grupo de Danças e Cantares de Barcelos também foi convidado para orgulhosamente mostrar os trajes, usos e costumes locais aos forasteiros, no final da tarde.

Pelo meio da música, momentos de humor com Daniel Morais e Joca, uma novidade muito bem acolhida pelo público.

Ainda no sábado à noite, as principais ruas da cidade transformaram-se em passarelle para o mítico passeio das tochas, com centenas de motos a desfilar e muita gente a assistir. É, sem dúvida, um dos pontos altos do evento.

Paulo Martinho regressou a Barcelos – depois de alguns anos de interregno – para dois grandes shows no asfalto, na sexta-feira à noite e no sábado à tarde. O piloto de Matosinhos, pioneiro no freestyle em Portugal, apresentou um espetáculo de grande variedade, com performances em duas motos de duas rodas, uma moto quatro, uma moto de cross e ainda um kartcross.

A festa do ideal motociclista completou-se no domingo, como habitualmente com o passeio turístico, desta vez com percurso a sul do concelho. A paragem para o aperitivo decorreu em Pedra Furada, na sede da União das Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral. Seguiu-se o almoço convívio e a entrega de lembranças aos 122 moto clubes presentes.

Autor: Motogalos
Fonte: interna
Terça-feira, 15 de Maio de 2018 - 10:07:33

Notícias relacionadas
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
COMENTÁRIOS
Esta notícia ainda não foi comentada.
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...

Central de Camionagem de Barcelos
Avenida das Pontes, apartado 5046,
4750-206 Arcozelo Barcelos