PARTILHAR

15º Moto-Rali “Barcelos Artesão”
Pais e filhos no pódio do “1º Rali Brincalhão”

Duas dezenas de equipas participaram, no sábado, no 15º Moto-Rali Interno “Barcelos Artesão”, este ano realizado em moldes um pouco diferentes do habitual, mais voltado para o convívio e a diversão em simultâneo.

Intitulado “1º Rali Brincalhão – A Brincar com o Homem”, o passeio proporcionou bons momentos a andar de moto, a passagem por belas paisagens minhotas, vários jogos e ainda a visita ao Mosteiro de Santo André de Rendufe e à sepultura do cantor António Variações, em Fiscal, concelho de Amares.

O périplo começou com a inscrição na sede, na Central de Camionagem, depois os mototuristas perfilharam-se estrada fora em caravana – ao contrário do usual figurino em que cada um sai a cada minuto, seguindo um road-book. A primeira paragem decorreu no mosteiro de Rendufe, um dos principais centros beneditinos entre os séculos XII e XIV, Imóvel de Interesse Público desde 1943.

Na visita guiada, conheceram um pouco mais sobre a história do edifício, percorrendo os claustros, o refeitório, a igreja e o exterior ladeado por extensos vinhedos e um antigo aqueduto.

Numa tarde de muito calor, seguiram-se momentos bem passados na praia fluvial da Moleira, no Rio Homem, com diversos jogos e oportunidades para confraternizar.

Já a meio da tarde, passagem ainda por Fiscal, onde nasceu António Variações, cuja ligação à terra natal é bem expressiva, como um busto de homenagem à entrada da freguesia ou a sua campa no cemitério paroquial.

Como já é tradição, e porque o Moto-Rali “Barcelos Artesão” integra a 36ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, o passeio terminou no Parque da Cidade, para a entrega de prémios e o jantar. Esta edição teve a particularidade de coroar três equipas compostas por pais e filhos, entre outras tantas a participar com essa mesma composição, a prova de que a iniciativa é um belo entretém para as duas gerações.

“Os Barbosas” – constituída por Sérgio Barbosa e Mariana Barbosa – venceram o primeiro prémio, demonstrando maior regularidade, quer nos jogos quer no questionário (22 pontos). Em segundo lugar, ficou a dupla “GS”, de Pedro Silva “pai” e Pedro Silva “filho”, com 24 pontos. A terceira posição foi para “Tal Pai, Tal Filho”, de Manuel Silva e Afonso Silva, com 26 pontos. Os premiados receberam bonitas peças de artesanato da autoria de João Rêgo e Júlia Côta.

Em breves intervenções, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, e Eduardo Rodrigues, organizador do percurso, realçaram que “mais importante que as classificações são os momentos vividos, a amizade e o convívio que se gera”.

Uma boa preparação para o 17º Moto-Rali Nacional da Moto Galos, integrado no 21º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop/BMW, que se realiza em Paredes de Coura, no fim de semana de 15 e 16 de setembro, sob o mote "Coura sem Paredes".

Fotografia de grupo no Mosteiro de Santo André de Rendufe

Autor: Motogalos
Fonte: interna
Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 - 14:16:32

Notícias relacionadas
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
COMENTÁRIOS
Esta notícia ainda não foi comentada.
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...

Central de Camionagem de Barcelos
Avenida das Pontes, apartado 5046,
4750-206 Arcozelo Barcelos