PARTILHAR

Comemorações realizaram-se entre sexta-feira e domingo
Festa dos 21 anos com cinema, convívio e 30 novos associados

A Associação Moto Galos chegou aos 21 anos, na passada quinta-feira, 5 de julho, com uma caminhada a engrandecer a cultura motociclista.

As comemorações do 21º aniversário começaram na sexta-feira com o 2º Cinemoto Barcelos, iniciativa que levou ao Teatro Gil Vicente mais de uma centena de pessoas. Este ano, a seleção de filmes apresentados decidiu premiar a criatividade nacional, mostrando as curtas produzidas por realizadores portugueses e previamente já exibidas na 3ª edição do Lisbon Motorcycle Film Fest, no Cinema São Jorge, em junho.

Neste showcase que uniu o gosto do cinema e das motos, passaram pela tela nove filmes cedidos pelo Lisbon Motorcycle Film Fest – The Normal People, Shit Makers, Riders - Maria Rinding Company, For You Jim, Winter Rider x Ton-Up Garage, Be Water My Friend, Bike Lovers, 2NK e Motos de Portugal – e ainda uma retrospetiva do 21º Encontro Motard, pelo olhar do barcelense Marco Neiva, e o trailler de um documentário sobre a vida da Moto Galos, da autoria de Carlos Araújo.

Presente no evento esteve Luís Magalhães, autor do filme “Shit Makers - O Salvamento do Agente Vítor”, porventura o filme mais excêntrico do universo das duas rodas alguma vez visto. No final, o jovem explicou a história e os pormenores por detrás das mensagens subliminares que pretendeu transmitir, como a proteção dos animais ou o facto da personagem principal estar mascarada.

“Para que cada um de nós, em algum momento de devaneio, possa imaginar-se como ele; por outro lado, o ‘Shit Makers’ vem contrariar a ideia do lifestyle que se gerou nos últimos tempos em redor das motos. É uma personagem que não veste o que a maioria acha que deve ser vestido, não usa as motas da moda, daí as mini-motas, no fundo é isso, é ir contra estes ideais que se têm vindo a criar e que eu não concordo”, referiu. “Para mim, as motos significam liberdade e uma forma de fugir às regras”, acrescentou.

Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, também interveio no final, salientando “o contributo que o clube deu para a desmistificação da imagem negativa que os motociclistas por vezes têm perante a sociedade”. Uma “conquista” ao longo de um percurso de 21 anos pautado pela seriedade, dinamismo e cooperação. Sobre o 2º Cinemoto Barcelos, agradeceu ao Lisbon Motorcycle Film Fest a parceria e a “noite cultural agradável” que permitiu seguir estrada fora e ver diferentes abordagens sobre o fenómeno motard.

A noite abriu com a violinista barcelense Bárbara Carvalho, que proporcionou momentos de grande beleza musical ainda no exterior do Teatro Gil Vicente. No final, realizou-se uma curta Night Ride pela cidade seguida de convívio no Café na Praça, na Praça Pontevedra, no centro de Barcelos.

Boas-vindas a 30 novos associados
Os festejos prosseguiram no domingo, dia 8, com momentos especialmente destinados à família Moto Galos. O programa iniciou com uma missa em memória dos que já partiram, no Templo do Senhor da Cruz, seguindo-se o já habitual tributo a todos os motociclistas junto ao monumento “Homo Viator”. Após a foto de grupo, realizou-se um passeio mototurístico pela região com passagem pelos icónicos Monte da Franqueira, Barcelos, e Monte São Félix, Póvoa de Varzim.

O almoço convívio decorreu no Parque de Merendas dos Moinhos, em Paradela. A meio da tarde realizou-se a cerimónia de entrega dos emblemas aos sócios com 10 anos e 20 anos de associação. O dia de festa contemplou ainda a entrada de 30 novos sócios. O “batismo” no aniversário é a forma de acolhimento aos novos membros, sendo o momento visto como um importante factor para fortalecer o espírito de grupo e estreitar laços de amizade.

Após a eleição dos novos associados, cantaram-se os parabéns e saboreou-se o bolo de aniversário, desejando-se prosperidade, união, alegria e uma longa vida repleta de iniciativas a enaltecer a cultura motociclista.


Autor: Motogalos
Fonte: interna
Quarta-feira, 11 de Julho de 2018 - 12:42:31

Notícias relacionadas
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...
COMENTÁRIOS
Esta notícia ainda não foi comentada.
Comentar  |   Imprimir  |   Voltar...

Central de Camionagem de Barcelos
Avenida das Pontes, apartado 5046,
4750-206 Arcozelo Barcelos