motogalos@motogalos.pt

Cinema, exposição de motos e convívio marcam festa dos 20 anos

A Associação Moto Galos celebrou na quarta-feira, 5 de julho, 20 anos de existência e vai deixando atrás de si um rasto de cultura, num percurso de sucesso pautado pela seriedade, cooperação e dinamismo.

O prestígio alcançado a pulso e de que hoje o clube goza não está alheio “a uma forma de estar diferente, singular no motociclismo” e também “à plena integração e à alargada envolvência na comunidade”, como refere Pedro Sousa, presidente da instituição.

Daí advêm “o respeito, o reconhecimento e a estima, quer das entidades, quer da sociedade em geral”, valores que têm norteado esta caminhada de duas décadas, iniciada já a 5 de julho de 1997.

A passagem de mais este emblemático momento na vida do clube foi assinalada no fim de semana, com três dias de festa e diferentes atividades.

Na sexta-feira à noite, o Teatro Gil Vicente acolheu o “Cinemoto Barcelos”, que decorreu em parceria com o Lisbon Motorcycle Film Fest, iniciativa que uniu a paixão pelas duas rodas com o gosto pelo cinema. De dimensão internacional, o evento realizou-se pelo segundo ano consecutivo em Lisboa, no Cinema São Jorge, em junho, e Barcelos recebeu o primeiro showcase do festival português, que surgiu há dois anos inspirado no congénere de Nova Iorque.

A abertura foi feita pelo realizador barcelense Carlos Araújo, depois na impossibilidade de estar presente o conhecido ator Joaquim Horta – um dos mentores e organizadores do Lisbon Motorcycle Film Fest – deixou uma mensagem vídeo aos presentes e ao clube aniversariante.

“Em nome da organização, quero desejar os parabéns à Moto Galos e quero também felicitar por esta iniciativa, para nós é uma honra ajudar nesta grande noite, que une o cinema e as motos. Espero que se divirtam, desta vez não foi possível estar presente, mas fica aqui a promessa de uma visita em breve”, disse.

Pela tela do Teatro Gil Vicente, num total de 1h30m, assistiu-se às seis produções nacionais que integraram o cartaz de 2016 e 2017 do evento (6 Hundred Red, Quake City Ramblers, Two Wheels Vietnam, Salt Fever, Escape e Nossa Senhora das Corridas) e ainda ao filme “Valeu a Pena”, um trabalho de homenagem ao saudoso associado Amaro Araújo, falecido em 2016, da autoria de Carlos Araújo.

Exposição de motos na Rua Direita e Adjacentes
No sábado durante todo o dia, entre as 9h e as 19h, decorreu uma exposição de motos no centro da cidade, em parceria com a Associação Dinamizar Rua Direita e Adjacentes. As 22 máquinas – de vários segmentos, marcas e modelos – estiveram expostas na Rua D. António Barroso, Praça Pontevedra, Largo Dr. Martins Lima e Largo do Apoio.

Em cada moto estava colocada uma placa com os dados identificativos e uma pequena narração, como forma de proporcionar mais dados sobre a máquina, como particularidades, viagens já feitas, quilómetros percorridos, características, entre outras informações.

Do segmento mototurístico à vertente utilitária, passando pela competição, como a Hero MotoSports 450, com que o barcelense Joaquim Rodrigues Jr. participou pela primeira vez no Rally Dakar 2017, ou a Yamaha YZ 250, com que Joaquim Rodrigues Sénior se sagrou vice-campeão nacional de motocross, em 1986.

Tanto o Cinemoto Barcelos como a exposição de motos na cidade “se encaixam perfeitamente com a nossa filosofia e são formas interessantes de mostrar o que de diferente se pode fazer em torno do motociclismo”, acrescentou Pedro Sousa.

Passeio turístico e convívio em Vilar de Mouros
Já o habitual convívio para sócios, familiares e amigos realizou-se no domingo, com um dia repleto de iniciativas e emoções. A missa decorreu no Templo do Senhor da Cruz, pelas 9h, seguiu-se a colocação de uma coroa de flores junto ao “Monumento ao Motociclista”, em memória de todos os companheiros de estrada e como forma de tributo a todos os motociclistas.

Na primeira intervenção do dia, Pedro Sousa apelou ao silêncio para recordar momentos, vivências e histórias vividas ao longo destes 20 anos e falou ainda sobre a importância de cada um desfrutar da vida da melhor forma e com alegria, recordando a referência, sócio já falecido, Amaro Araújo.

As emoções continuaram à flor da pele nas visitas aos cemitérios dos dois associados recentemente falecidos, António Cardoso, na Silva, e Francisco Brito, em Tamel São Fins, para as devidas homenagens.

Já em ambiente mais animado e relaxado, nova paragem em Aborim, na pastelaria Rosa Cintilante, cujo gerente e novo sócio do clube, Manuel Vilas Boas, fez questão de oferecer o lanche aos convivas.

Em jeito de agradecimento pelo gesto, os motociclistas demonstraram, mais uma vez, que a solidariedade lhes está no “sangue”, angariando mais 355€ para oferecer ao serviço de pediatria do Hospital de Barcelos, para a compra de novas camas articuladas.

O grupo seguiu depois em modo passeio até Vilar de Mouros, em Caminha, onde decorreu o almoço comemorativo do 20º aniversário do clube. A meio da tarde decorreu a cerimónia de entrega dos emblemas aos sócios com 10 anos e 20 anos de associação.

O dia de festa ficou ainda marcado pela entrada de 17 novos membros – o “batismo” no aniversário é a forma de acolhimento aos novos elementos, um momento importante que pretende fortalecer o espírito de grupo e estreitar os laços entre todos.

Após as formalidades de eleição dos novos sócios, cantaram-se os parabéns e saboreou-se o bolo de aniversário, desejando-se prosperidade, união e alegria.

Mais fotos CINEMOTO

Mais fotos EXPOSIÇÃO

Mais fotos CONVÍVIO

Publicado em 2017-07-11

Notícias relacionadas

Nacional de Flat Track arrancou em Barcelos

O Campeonato Nacional de Flat Track 2024 iniciou em Barcelos, no dia 21 de abril, na Pista Multiusos de Chorente.

Simão Almeida venceu prova do Troféu Norte QX

Simão Almeida, piloto da Moto Galos, venceu a segunda etapa do Troféu Norte de Motocross, que disputou-se no domingo, 28 de abril, em Pico de Regalados, Vila Verde.

2º melhor português no Europeu de Quadrcross

Simão Almeida estreou-se no fim de semana a nível internacional, no Campeonato da Europa de Quadrcross. Top 10 na classificação geral e 2º melhor português da armada lusa.

CNE: Renato Silva em 3º em Monsaraz

O Enduro de Monsaraz regressou ao Campeonato Nacional da modalidade, após uma ausência de um quarto de século. Pódio para Renato Silva (3º) em Elite 2.

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

desenvolvido por aznegocios.pt