motogalos@motogalos.pt

“De Airó a Brotas e Paradela” com cultura, jogos, surpresas e lazer

Vinte e quatro equipas participaram, na tarde de sábado, no 14º Moto-Rali “Barcelos Artesão”, intitulado “De Airó a Brotas e Paradela”, numa segunda versão dos parques merendeiros, iniciada em 2016.

Este ano, a tradicional atividade, integrada na 35ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, propôs uma travessia a unir os extremos Este e Oeste do concelho, ao jeito da carismática maratona Portugal de Lés-a-Lés.

Os caminhos do Sargento-Mor de Vilar, no Monte de Airó, serviram de tema para o início do passeio, com passagem pelo parque de merendas de São Martinho, com boas sombras e uma boa vista sobre todo o vale de Adães, e pelo miradouro da Senhora da Boa Fé, em Bastuço São João. Montes e vales, recantos de lazer, lendas, tradições e ditos populares preservados de geração em geração.

Depois de uma breve paragem em Remelhe, terra natal de D. António Barroso, rapidamente se chegou a Pedra Furada, à Capela de Nossa Senhora das Brotas, que por ser considerada protetora dos animais aí se fazia todos os anos um leilão de gado no final da missa, no Domingo Gordo.

Já no extremo Oeste do concelho, a paragem mais prolongada da passeata para uns saborosos petiscos no bonito e refrescante parque de merendas dos Moinhos de Paradela, uma obra lançada pela Junta de Freguesia local que incluiu a colocação de árvores, bancos e mesas, casas de banho e espaços de apoio.

Como já é habitual, a iniciativa terminou no Parque da Cidade, na Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, para a entrega de prémios. Paulo Agostinho foi o motociclista mais regular, somou 33 pontos, com apenas mais um ponto e em 2º lugar ficou a dupla CLF, de Leandro Cruz e Célia Barbosa. A equipa Varadero, de Filipe Torres e Filomena Portela, ocupou a 3ª posição, com 38 pontos. Todos receberam peças de artesanato oferecidas por Júlia Côta, João Rego e Mário Coutinho, respetivamente.

Em breves intervenções, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, frisou que “mais importante que as classificações, são os momentos passados e os locais que se conhecem, muitos deles desconhecidos, mesmo sendo no nosso concelho”. Também Eduardo Rodrigues, organizador do percurso, realçou que “o principal é a amizade, a diversão, a entreajuda e o fair-play” e que “é um gozo esta constante descoberta de lugares e recantos e depois a partilha com os participantes, no final a satisfação de todos é a recompensada do trabalho feito”.

Mais fotos aqui

Publicado em 2017-08-07

Notícias relacionadas

Nacional de Flat Track arrancou em Barcelos

O Campeonato Nacional de Flat Track 2024 iniciou em Barcelos, no dia 21 de abril, na Pista Multiusos de Chorente.

Simão Almeida venceu prova do Troféu Norte QX

Simão Almeida, piloto da Moto Galos, venceu a segunda etapa do Troféu Norte de Motocross, que disputou-se no domingo, 28 de abril, em Pico de Regalados, Vila Verde.

2º melhor português no Europeu de Quadrcross

Simão Almeida estreou-se no fim de semana a nível internacional, no Campeonato da Europa de Quadrcross. Top 10 na classificação geral e 2º melhor português da armada lusa.

CNE: Renato Silva em 3º em Monsaraz

O Enduro de Monsaraz regressou ao Campeonato Nacional da modalidade, após uma ausência de um quarto de século. Pódio para Renato Silva (3º) em Elite 2.

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

desenvolvido por aznegocios.pt