Lés-a-Lés 2024: animado controlo em Lamas de Olo
O 26º Portugal de Lés-a-Lés 2024 decorreu entre quinta-feira e domingo, com início em Portimão, palanque final em Penafiel e paragens intermédias em Évora e Covilhã.
O momento enquadrou-se nas comemorações do 23º aniversário da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, que se assinalaram este domingo, 5 de julho. O local escolhido - junto ao Monumento ao Motociclista "Homo Viator" - não foi ocasional e carrega-se de simbolismo, em alusão ao espírito de homem viajante, como realçou o presidente Pedro Sousa, numa breve intervenção. O dirigente salientou ainda "o importante papel de embaixador pelo mundo" ao envergar os símbolos do clube.
André Sousa aproveitou para agradecer "a confiança e o apoio da Moto Galos ao mais recente projeto" e "a toda a carreira", prometendo ser um fiel mensageiro dos ideais motociclistas. "É um orgulho imenso fazer parte desta família, sinto-me acarinhado e sempre muito bem recebido nesta casa".
O arranque para esta aventura esteve inicialmente previsto para 29 de março, porém devido à situação pandémica causada pela Covid-19, o programa e o trajeto tiveram que ser reajustados e a nova partida está marcada para domingo, 12 de julho, às 15h00, em Avis.
O jovem de Oliveira de Azeméis, de 24 anos, continua a propor-se dar a volta ao mundo e percorrer mais de 50 países, em seis continentes, numa Honda Monkey 125cc, sucessora da mítica moto que começou a fazer história nos anos ‘70.
A viagem deverá durar "num cenário ideal" dois anos, numa rota que ultrapassará largamente os 60.000 quilómetros. As atuais contingências obrigaram a uma “única alteração ao roteiro”, relativa à ordem do percurso: o continente africano fica para visitar em último lugar (seria o primeiro), já que as fronteiras ainda se encontram encerradas, e a aventura começará pela Europa, em direção à Ásia. Já a motivação mantém-se intacta em “conhecer novas culturas” e “autossuperar-se”.
Livre e aventureiro, André Sousa assinou, em 2018, o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto 125cc. Foram 120 dias, 11 países e 24.500 quilómetros a rolar numa moto de baixa cilindrada, cumprindo um sonho e algo inédito até hoje. Também já defendeu as cores do Team Moto Galos/Clube Motorizado do Troço, em 2014 e 2015, no Campeonato Nacional de Velocidade.
O 26º Portugal de Lés-a-Lés 2024 decorreu entre quinta-feira e domingo, com início em Portimão, palanque final em Penafiel e paragens intermédias em Évora e Covilhã.
O Dia Nacional do Motociclista 2024 realizou-se em Vila Verde, este domingo, 7 de abril, e contou com mais de 10 mil de todo o país.
André Sousa parte amanhã de Barcelos para mais uma grande aventura, a volta ao mundo de pólo a pólo, desta vez numa mota de alta cilindrada.
O passeio matinal do mês de novembro teve como mote a visita ao Wing-Club, em Seroa, Paços de Ferreira.
Um grupo de 27 associados da Moto Galos partiu esta segunda-feira para o Canadá para uma visita de sete dias aquele país da América do Norte.
O Alto Minho voltou a receber o troféu de moto-ralis turísticos. Desde Vila Nova de Cerveira até Oia, na vizinha Galiza, foi-se apreciando a vila, o rio Minho e a bela região visitada bem lá do alto junto ao Cervo e por fim a simpática vila de Oia, banhada pelo Atlântico.