motogalos@motogalos.pt

Motociclistas em visita ao Centro Interpretativo das Minas da Borralha

O passeio de março promovido pela Moto Galos levou, este sábado, dia 11, dezena e meia de motociclistas até às Minas da Borralha, em Salto, concelho de Montalegre.

A manhã foi ocupada com uma interessante visita guiada ao recente Centro Interpretativo agora aí existente, um projeto que visa promover e recuperar o património das antigas minas de volfrâmio.

Uma experiência diferente e bastante enriquecedora que deu a conhecer o funcionamento da atividade mineira e das diversas infraestruturas criadas para a exploração daquele minério na Borralha. No coração do Barroso, a Borralha foi no século passado - sobretudo entre as décadas áureas de 40 a 60 - um importante pólo populacional e económico, onde chegaram a trabalhar cerca de mil pessoas.

Acompanhados por José Alves, os barcelenses iniciaram a visita no “Grupo D”, zona do complexo já intervencionada e que inclui receção, exposição, balneários e um espaço outrora utilizado como cinema e onde hoje funciona o auditório. Esta área integra ainda uma entrada para uma das galerias, embora ainda não esteja visitável.

Cumpriram ainda a pé um breve percurso até à zona da Lavaria Velha, passando pela casa da Direção, pensão e igreja local.

O Centro Interpretativo das Minas da Borralha, núcleo do Ecomuseu do Barroso, foi inaugurado em julho de 2015, tendo como principal intuito a requalificação e a dinamização económica da aldeia, a fim de travar a desertificação de que foi alvo após o encerramento das minas, em 1986.

Após a visita, o passeio continuou até ao centro de Salto para um saboroso almoço, que incluiu, como não poderia deixar de ser, a afamada posta ou o cozido à portuguesa.

Durante a tarde, os participantes continuaram a desfrutar do prazer de andar de moto pelas estradas da região, nomeadamente Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso até ao regresso a casa.

Mais fotos aqui

Publicado em 2017-03-13

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt