motogalos@motogalos.pt

Competitividade e muito público na estreia da pista Downhill em Carapeços

A freguesia de Carapeços, em Barcelos, acolheu este domingo o 3º BTT DHI Moto Galos, terceira jornada do Campeonato do Minho, na nova pista criada para a prática da modalidade.
O local é um espetacular anfiteatro natural para estas provas desportivas, pelo enquadramento paisagístico e pela ampla visão da pista e da vasta área envolvente.

Organizado pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho (ACM), o evento contou com o apoio da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Barcelos. Na estreia do novo circuito, trilhado pela encosta do Monte de Carapeços, estiveram em competição seis dezenas de pilotos, de diversas classes, a maioria federados mas também alguns integrados na categoria de promoção.

O público, esse, também compareceu em grande número para assistir a momentos de pura adrenalina e diversão que esta vertente radical do BTT proporciona. Centenas de pessoas concentraram-se no padock, implementado no parque de lazer da Quinta da Coutada, local onde terminava o percurso, com saltos e declives, perfeitamente visíveis, ao estilo do downhill urbano.

No final da prova, em jeito de balanço, a qualidade do espetáculo desportivo e as ótimas condições que o local reúne para a prática da modalidade foram aspetos salientados “para o sucesso”, tanto por Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, como por Hélder Tomé, presidente da Junta de Carapeços, e Joaquim Mendes, vice-presidente da ACM. A grande adesão do público foi também destacado, deixando boas perspetivas para a continuidade do evento, em Carapeços, depois de duas edições realizadas no Monte do Facho.

“As condições estão criadas para continuar com esta etapa regional, mas podemos elevar a fasquia e ponderar receber uma prova nacional ou até internacional”, referiu Pedro Sousa. Hélder Tomé partilha do arrojo: “A ideia é receber uma prova de nível mais elevado, temos que batalhar para que isso aconteça”. O autarque disse ainda estar “muito satisfeito”, porque a iniciativa contribuiu para “a promoção, a afirmação e a diversificação de atividades na freguesia” e pela "envolvência e colaboração de um empenhado grupo de jovens".  

Vitória para Rui Teixeira e dois pódios ficam em “casa”
Em termos desportivos, a competitividade esteve ao rubro, tal como esperado a meados do campeonato. Rui Teixeira, vice-campeão do Minho, continua em bom plano e voltou a repetir a vitória alcançada em elites, na 2ª jornada, disputada em maio, em São Torcato, Guimarães. O pódio da classe rainha compôs-se com Bruno Almeida e Nuno Martins.

Os vencedores das restantes categorias foram: João Baptista (Cadetes), João Pereira (Juniores), Manuel Bessa (Master 30), Nuno Almeida (Master 40), Augusto Pedrosa (Master 50) e André Santos (Promoção). Os 15 atletas mais rápidos foram agraciados com “prize money”, prémios entregues por Hélder Tomé, presidente da Junta de Carapeços.

Da "casa" estiveram em ação seis pilotos, no 3º BTT DHI Moto Galos. A nível individual, Jorge Afonseca foi o único a subir ao pódio ao conquistar o 2º lugar em master 30, ficou a milésimas de segundo do topo. Coletivamente, a equipa de Barcelos ficou na 3ª posição, em 1º ficou a Geptro/Linhas Afemar/Torcatense, seguindo-se o Desportivo Jorge Antunes em 2º.

Os restantes atletas viram os seus desempenhos condicionados por quedas ou problemas mecânicos. Em cadetes, Vítor Macedo foi 6º classificado; em elites, Vítor Sotto Mayor ficou em 11º; em master 30, Natanael Alves, Hugo Alves e Guilherme Magalhães foram 7º, 8º e 10º classificados, respetivamente.

Publicado em 2017-06-26

Notícias relacionadas

Sede com horário reduzido a partir de amanhã

A partir de amanhã, 22 de outubro, a sede social da Moto Galos passa a funcionar em horário reduzido, entre as 21h e as 23h, por força das circunstâncias do atual contexto da Covid-19.

Nova ação solidária com o Hospital de Barcelos

O Serviço de Pediatria do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos foi agraciado com uma nova oferta da Associação Clube Moto Galos de Barcelos.

Sede encerrada de 11 de agosto a 2 de setembro

Informamos que a nossa sede social, na Central de Camionagem de Barcelos, estará encerrada para férias entre 11 de agosto e 2 de setembro.

Passeio motociclista da GNR visou alertar para a prevenção de acidentes

A Moto Galos participou ontem, 12 de julho, no passeio motociclista da GNR - Comando Territorial de Braga, com vista à sensibilização dos condutores de veículos de duas rodas.

Moto Galos comemorou 23 anos com a entrada de 45 novos sócios

Os 23 anos da Associação Clube Moto Galos de Barcelos chegaram em contexto de pandemia, em tempos atípicos devido ao impacto global da luta que se trava contra a Covid-19.

23º aniversário da Moto Galos assinala-se domingo, 5 de julho

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos comemora no próximo domingo, 5 de julho, 23 anos de vida. Num ano completamente atípico devido à luta que se trava contra a Covid-19, a data será assinalada de forma singela.

desenvolvido por aznegocios.pt