motogalos@motogalos.pt

Viana do Castelo acolheu pela segunda vez Moto-Rali da Moto Galos

Treze anos depois, o Moto-Rali Nacional da Moto Galos regressou no fim de semana, de 16 e 17 de setembro, ao bonito e hospitaleiro concelho de Viana do Castelo, agora sob o mote “Havemos de Ir a Viana”.

A 16ª edição do evento cumpriu-se com uma curta mas animada caravana, de 22 equipas, que ao longo de 135 quilómetros desfrutaram de um enquadramento paisagístico de excelência, contrastante, entre o azul do mar e do rio e o verde das montanhas.

A iniciativa integrou o 21º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da Federação de Motociclismo de Portugal/Dunlop/BMW e o grupo compôs-se principalmente com motociclistas experientes e já calejados nestas andanças, mas também alguns novatos não deixaram escapar a oportunidade para apreciar tão interessante forma de fazer mototurismo e de conhecer os encantos do nosso país.

Por terras do Alto Minho, viveram-se dois dias de convívio e diversão, cultura e lazer – como este tipo de evento tão bem sabe aliançar. Para ajudar à festa, à noite, o festival urbano “Viana Bate Forte 2017”, em pleno coração da cidade minhota, ofereceu aos participantes muita e boa música nos quatro palcos situados nas praças da República, Liberdade, Mexia Galvão e Erva, com Luísa Sobral, Dengaz, Richie Campbell ou Capitão Fausto, entre outros, além dos cafés e bares abertos até mais tarde.

Viana do Castelo assenta numa paisagem de singular encanto, entre o mar e a foz do Rio Lima e a encosta do Monte de Santa Luzia. Ex-libris da cidade, eis então aí a primeira paragem, no sábado, junto ao templo-monumento dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, de onde a vista se perde com tão amplo e encantador cenário.

Já perto do mar, num promontório em Carreço, os participantes visitaram o Farol de Montedor, o farol mais a Norte de Portugal, que além do interessante acervo museológico, o espaço proporciona uma vista fabulosa sobre toda a região costeira envolvente. Ainda da parte da manhã, visita ao Núcleo Museológico Agro-Marítimo de Carreço, passagem pelo Forte de Santiago da Barra e demonstração das habilidades para a pesca, junto à foz do Lima.

Entre a cidade e a montanha
No sábado à tarde, após um retemperador almoço, o percurso desenrolou-se mais pelo interior e as montanhas do concelho vianense. Depois da visita à fábrica de louça regional, a viagem seguiu para o alto da Serra d’ Arga, para o Santuário da Senhora do Minho. Já de regresso ao bulício da cidade, o road-book convidou para um breve passeio pedonal pelo centro histórico, com visita ao riquíssimo e imperdível Museu do Traje.

A etapa de domingo arrancou de novo junto ao Centro Cultural, numa partida dada por um animado e típico cabeçudo vianense. O dia começou com a visita ao Navio Hospital Gil Eannes, atualmente pólo de atracção, património cultural e afetivo de Viana do Castelo. Em 1998, a embarcação foi resgatada da sucata por 250 mil euros, numa inédita campanha que envolveu toda a sociedade local, depois foi recuperada e abriu ao público, sendo um símbolo da cultura piscatória e da construção naval portuguesa.

O passeio findou junto à igreja da Senhora do Crasto, em Deocriste, já do lado sul do rio Lima, onde se realizou um divertido jogo e se tirou a obrigatória fotografia de grupo, com a anfitriã e acolhedora Viana do Castelo como pano de fundo.

O almoço de encerramento decorreu na sede do Moto Clube Foz do Lima, em Vila Franca. A chegada dos motociclistas fez-se acompanhada pela voz da saudosa fadista Amália Rodrigues, com o memorável "Havemos de Ir a Viana". Antes da entrega dos prémios, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, agradeceu ao sócio e participante Luís Palma por ter sido “a ponte entre o clube e o vereador do Desporto Vítor Lemos, da Câmara Municipal de Viana do Castelo”, e a todos os que estiveram envolvidos “na organização de um evento que exige cada vez mais logística e burocracias”.

António Costa, da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociciclismo de Portugal, realçou “o fim de semana espetacular”, parabenizou a equipa e minimizou o que correu menos bem. “Só não falha, quem não organiza, houve sempre fair-play, as dificuldades ultrapassaram-se rapidamente, como assim deve ser, quanto à adesão no próximo ano será maior”.

O pódio dos mais regulares
A equipa “Sopas Team”, de Hélder Alexandre e Iliana Pereira, foi a mais atenta e regular e a que menos penalizou (23 pontos), pelo que conquistou o primeiro lugar e um grande e bonito palmito tradicional “vianês”. Em segundo lugar ficou a dupla da Moto Galos “Fifi”, de Filipe Torres e Filomena Portela, com 32 pontos. Foram agraciados com uma miniatura de um típico cabeçudo. O pódio compôs-se com mais uma equipa da casa “O Senhor do Galo”, de Eduardo Rodrigues e Angelina Silva, que somaram 34 pontos e venceram também um palmito em menores dimensões. Os prémios de artesanato foram gentilmente oferecidos pela autarquia de Viana do Castelo.


Equipas vencedoras: "Fifi" (2º), "Sopas Team" (1º) e "O Senhor do Galo" (3º) (da esquerda para a direita)

Fotografia de grupo junto à Igreja da Senhora do Crasto, em Deocriste

Publicado em 2017-09-20

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt