motogalos@motogalos.pt

Quando andar de moto na dureza do monte é paixão e diversão

A Moto Galos organizou no sábado, 21 de outubro, o seu 17º Raid TT, pelos trilhos dos montes a sul do concelho para motos de duas e quatro rodas.

O passeio proporcionou a quatrocentos aficionados da modalidade 90 quilómetros de muita emoção, aventura e diversão, num dia outonal, ameno, depois de alguns dias de chuva – tal como se deseja neste tipo de iniciativa. Os amantes do todo-o-terreno deleitam-se com terrenos húmidos, de preferência com lama e água, em detrimento de pó, solos secos e áridos.

Os motociclistas começaram a chegar bem cedo ao Campo da Feira, local da concentração e das inscrições, a partida realizou-se pelas 10h00 na Avenida da Liberdade, após o briefing de boas-vindas, num misto de cor, alegria e entusiasmo.

Na frente, na sua Hero, o piloto barcelense Joaquim Rodrigues, recém chegado da participação no Rali de Marrocos. A longa caravana desfilou alguns quilómetros pelo centro da cidade, seguiu estrada fora por Barcelinhos, atravessando a Ponte Medieval, até depois entrar já em Gamil no monte, para dar azo aos prazeres da adrenalina e ao gosto de conduzir na dureza e na superação de obstáculos.

Com ritmos diferentes, uns mais experientes do que outros nestas andanças, o desafio cumpriu-se para quase todos e, após quase 70 quilómetros rodados, o almoço decorreu no aprazível parque de merendas de Areias São Vicente, junto à Barragem da Penide. O lanche da tarde foi servido no final do percurso, novamente no Campo da Feira.

À noite, o já famoso jantar convívio de rodízio no restaurante Tourão, em Arcozelo, reuniu cerca de 150 pessoas, entre participantes e elementos da equipa de trabalho.

Promover a modalidade e o convívio
O Raid da Moto Galos continua a ser uma referência entre os congéneres e os participantes chegaram mais uma vez aos magotes, a nível individual ou em equipas já devidamente organizadas, de vários concelhos de norte de Portugal e um número crescente de praticantes procedente da vizinha Galiza.

“É cada vez mais significativa a presença de espanhóis neste nosso passeio, o que significa que os que vêm gostam e voltam, trazendo mais amigos no ano seguinte”, notou Pedro Sousa, presidente da Moto Galos.

Ainda que não tenha chegado ao número recorde de 2016 (450 inscritos), o balanço é “na mesma muito positivo”, tendo sido “um dia muito bem passado, com condições ideais para a prática da modalidade”, em que a opção de realizar o almoço cumpridos já mais de dois terços do percurso, no parque de merendas da Barragem da Penide, disponibilizado pela Junta de Freguesia de Areias de São Vicente, não foi ocasional e funcionou na perfeição.

“É um espaço com condições paisagísticas naturais excelentes e a ideia da organização foi proporcionar aos participantes a dureza do monte, mas também promover o convívio e a proximidade, uma vez que nem todos têm o mesmo andamento e experiência”.

De resto, para o presidente do clube importa salientar “a enorme logística e preparação legal que um evento desta envergadura encarrega” e a agradecer também ao mecânico de serviço “que prestou a assistência devida quando necessária”, aos Bombeiros de Barcelos “que felizmente não tiveram grande serviço” e à Quinta dos Eidos, por onde o percurso passou e cujos proprietários estiveram durante o almoço a fazer promoção aos seus vinhos.

Evento adiado uma semana
Inicialmente marcado para o dia 14 de outubro, o evento foi adiado para esta semana devido ao tempo quente que ainda se fazia sentir na altura, “justificando prudência e bom senso”, uma vez que o percurso se desenrolava na sua maioria em área florestal e o risco de incêndio ainda era elevado (nível laranja, o segundo mais grave), como aliás, infelizmente, se veio a comprovar em várias zonas do país.

Dadas as condições atmosféricas excecionais para a época, que têm vindo a justificar a adoção de medidas extraordinárias, juntamente com o Comandante Operacional Municipal, Licínio Santos, o clube considerou de todo “prudente a não realização da iniciativa na data prevista e o adiamento de uma semana, para evitar e acautelar riscos imprevisíveis de incêndio”, como explicou o responsável da Moto Galos.

Partida do 17º Raid Todo-o-Terreno Moto Galos na Avenida da Liberdade, em Barcelos

Publicado em 2017-10-24

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt