motogalos@motogalos.pt

Diogo Vieira venceu em Barcelos a 4ª etapa do Nacional de Trial

Após passagens por Viana do Castelo, Góis e Gouveia, foi a vez de Barcelos receber o Campeonato Nacional de Trial e seus respetivos troféus.

A 4ª etapa da competição disputou-se na quente tarde deste domingo, dia 21, na Frente Ribeirinha, um cenário aprazível e muito elogiado pelos pilotos e pelo público que esteve a assistir à prova. Um formato inovador - misturando zonas naturais e artificiais - que agradou e que deu uma animação especial à margem direita do Cávado.

A espetacularidade da modalidade, dentro dos desportos motorizados, centra-se no equilíbrio, no domínio preciso de aceleração e no controlo da máquina. Ao contrário de outros, a velocidade não é o factor mais importante. O objetivo é transpor os obstáculos sem colocar os pés no chão, beneficiar de apoios ou cair, o que é penalizado com pontos (de um a cinco). Ganha quem acumular o menor número de pontos.

A prova com a estreia na organização da Associação Clube Moto Galos de Barcelos, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), contou com a presença de 31 pilotos, nas diversas classes, uma dezena da vizinha Espanha.

O percurso consistiu em quatro voltas com oito Secções Controladas (denominadas Zonas), em que cada participante tinha quatro horas para cumprir a prova. Um circuito com elevado nível técnico, desenhado para o efeito com recurso a peças de betão, bobines de madeira e paletes.

Entre os praticantes da classe maior, em Elite, Diogo Vieira – detentor do título de campeão nacional – venceu em Barcelos com naturalidade, somou apenas 8 pontos de penalização, contra os 39 de Filipe Paiva e os 120 de Bernardo Volts, 2º e 3º classificados respetivamente.

Em Consagrados, a disputa pelo lugar mais alto do pódio continua renhida, nesta ronda Rita Vieira (23 pontos) conseguiu levar a melhor sobre Paulo Ballas Júnior (32 pontos) e João Borges (43 pontos). Mariana Afonso – a única piloto em prova em representação da Moto Galos – terminou na 4ª posição, ficou a dois escassos pontos do 3º.

Na classe Promoção, destaque para os pilotos da Escola de Trial da FMP: Diogo Pereira (10 pontos), João Silva (21 pontos) e Mariana Valente (50 pontos). Já entre os mais pequenos talentos, Mariana Almeida (38 pontos) ganhou em Iniciados e Manuel Inês (2 pontos) em Infantis. António Conde ficou em 2º (10 pontos) e Matias Mesquita em 3º (27 pontos).

Por fim, referência para os atletas não federados que vieram maioritariamente de Espanha para disputar a categoria Hobby. Juan Manuel Filgueiras assinou a vitória, com 7 pontos de penalização, seguido de Diogo Espírito Santo (17 pontos) e José Luiz Fernandez (21 pontos).

A cerimónia protocolar de entrega dos prémios contou com a presença de Francisco Rocha, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, e de Manuel Vieira, da Comissão de Trial da FMP.

Oportunidade de divulgação
Esta foi a primeira vez que o centro da cidade acolheu uma prova do Campeonato Nacional de Trial. O espaço da Frente Ribeirinha foi bastante gabado pelos diversos intervenientes para a prática da modalidade. Em tempos, a competição tinha já passado pelo Monte do Facho, numa promoção do Motor Clube de Barcelos.

Organizar uma prova de trial “foi uma novidade para a Moto Galos, que apesar das exigências conseguiu atender às expetativas”, disse Pedro Sousa, presidente do clube. Para o dirigente barcelense, o desafio maior “foi a montagem do traçado”, num espaço com “excelentes condições para dinamizar espetáculos do género”. Salientou ainda a oportunidade privilegiada que significou “para divulgar a modalidade e os desportos motorizados”.

Publicado em 2019-07-24

Notícias relacionadas

Sede com horário reduzido a partir de amanhã

A partir de amanhã, 22 de outubro, a sede social da Moto Galos passa a funcionar em horário reduzido, entre as 21h e as 23h, por força das circunstâncias do atual contexto da Covid-19.

Nova ação solidária com o Hospital de Barcelos

O Serviço de Pediatria do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos foi agraciado com uma nova oferta da Associação Clube Moto Galos de Barcelos.

Sede encerrada de 11 de agosto a 2 de setembro

Informamos que a nossa sede social, na Central de Camionagem de Barcelos, estará encerrada para férias entre 11 de agosto e 2 de setembro.

Passeio motociclista da GNR visou alertar para a prevenção de acidentes

A Moto Galos participou ontem, 12 de julho, no passeio motociclista da GNR - Comando Territorial de Braga, com vista à sensibilização dos condutores de veículos de duas rodas.

Moto Galos comemorou 23 anos com a entrada de 45 novos sócios

Os 23 anos da Associação Clube Moto Galos de Barcelos chegaram em contexto de pandemia, em tempos atípicos devido ao impacto global da luta que se trava contra a Covid-19.

23º aniversário da Moto Galos assinala-se domingo, 5 de julho

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos comemora no próximo domingo, 5 de julho, 23 anos de vida. Num ano completamente atípico devido à luta que se trava contra a Covid-19, a data será assinalada de forma singela.

desenvolvido por aznegocios.pt