motogalos@motogalos.pt

David Martins e Ana Leite vitoriosos no 5º BTT DHI Moto Galos

Após passagens por Fafe, Guimarães e Paços de Ferreira, no domingo, 15 de setembro, foi a vez de Barcelos receber o Campeonato do Minho de BTT DHI 2019, da Associação de Ciclismo do Minho.

David Martins (Linhas Afemar/Casa Myzé Team) e Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foram os grandes vencedores da prova disputada na emblemática pista do Monte do Facho, uma descida para o lado nascente com 1.800 metros de comprimento, curvas apertadas, muitos saltos e declives.

Esta foi a quarta e penúltima etapa da competição minhota, que prossegue no final do mês, dia 29, em Prozelo, Arcos de Valdevez, com o 20º DTT DHI - ACRAP. Em Barcelos, a comitiva de praticantes de downhill – a vertente mais radical do BTT – apresentou-se em bom número, dando competitividade e emoção à jornada.

Muitos espetadores também, concentrados sobretudo no início, junto à Capela da Senhora do Facho, e no ex-libris da adrenalina, a rampa já perto do final do trajeto, onde os pilotos saltam a uma altura de três metros e meio.

A uma jornada do fim, ficou já encontrado o “dono” para o título minhoto desta época, a nível coletivo: a equipa estreante BTT Pandilhas a Monte, de Paços de Ferreira. Ao rubro até ao final vão continuar as restantes categorias.

Em elites, David Martins (2:10’) e Ana Leite (3:21.8) venceram na classe masculina e feminina, respetivamente, já em juniores foi João Batista (Bike House DH Team/Guimarães) quem levou a melhor sobre os adversários, cortou a meta em 2:11.8. Em cadetes, Afonso Oliveira ganhou com o tempo 2:25.5; em master 30, Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte) foi 1º classificado (2:17.8); em master 40, Maurício Conceição (Maiatos) subiu ao lugar mais alto do pódio (2:30.8); e em master 50 venceu Antero Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães).

Por fim, entre os atletas não federados, José Luís Ribeiro foi o mais rápido (2:23.5) da Promoção.

Referência, de resto, para os dois atletas do Moto Galos DHI Team que participaram na corrida da “casa”. Rogério Castro foi 14º em Elite, já João Paulo Monteiro ficou na 5ª posição.

Pista mais técnica e aliciante
O 5º BTT DHI Moto Galos foi organizado pela Associação Clube Moto Galos, em parceria com a ACM, com o habitual apoio da Câmara Municipal. Francisco Rocha, Vereador do Desporto da autarquia, marcou presença no evento e saudou a organização pela forma como decorreu a prova. Salientou que “a Moto Galos tem um papel fundamental e é muito respeitada no seio do desporto em Barcelos”. “É bom que se realizem iniciativas destas fora da zona urbana, é uma forma de mostrar o que o concelho tem de bom para oferecer, como é o caso do Monte do Facho”, acrescentou.

Também Pedro Sousa, presidente do moto clube, fez um balanço positivo de mais uma edição, que este ano contou com importantes alterações em benefício dos pilotos. “Tornámos a pista mais técnica, mais difícil e ao mesmo tempo mais aliciante. Procuramos melhorar de ano para ano, queremos ter boas organizações, porque só assim conseguimos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver”, rematou.

Publicado em 2019-09-17

Notícias relacionadas

Sede com horário reduzido a partir de amanhã

A partir de amanhã, 22 de outubro, a sede social da Moto Galos passa a funcionar em horário reduzido, entre as 21h e as 23h, por força das circunstâncias do atual contexto da Covid-19.

Nova ação solidária com o Hospital de Barcelos

O Serviço de Pediatria do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos foi agraciado com uma nova oferta da Associação Clube Moto Galos de Barcelos.

Sede encerrada de 11 de agosto a 2 de setembro

Informamos que a nossa sede social, na Central de Camionagem de Barcelos, estará encerrada para férias entre 11 de agosto e 2 de setembro.

Passeio motociclista da GNR visou alertar para a prevenção de acidentes

A Moto Galos participou ontem, 12 de julho, no passeio motociclista da GNR - Comando Territorial de Braga, com vista à sensibilização dos condutores de veículos de duas rodas.

Moto Galos comemorou 23 anos com a entrada de 45 novos sócios

Os 23 anos da Associação Clube Moto Galos de Barcelos chegaram em contexto de pandemia, em tempos atípicos devido ao impacto global da luta que se trava contra a Covid-19.

23º aniversário da Moto Galos assinala-se domingo, 5 de julho

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos comemora no próximo domingo, 5 de julho, 23 anos de vida. Num ano completamente atípico devido à luta que se trava contra a Covid-19, a data será assinalada de forma singela.

desenvolvido por aznegocios.pt