motogalos@motogalos.pt

David Martins e Ana Leite vitoriosos no 5º BTT DHI Moto Galos

Após passagens por Fafe, Guimarães e Paços de Ferreira, no domingo, 15 de setembro, foi a vez de Barcelos receber o Campeonato do Minho de BTT DHI 2019, da Associação de Ciclismo do Minho.

David Martins (Linhas Afemar/Casa Myzé Team) e Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foram os grandes vencedores da prova disputada na emblemática pista do Monte do Facho, uma descida para o lado nascente com 1.800 metros de comprimento, curvas apertadas, muitos saltos e declives.

Esta foi a quarta e penúltima etapa da competição minhota, que prossegue no final do mês, dia 29, em Prozelo, Arcos de Valdevez, com o 20º DTT DHI - ACRAP. Em Barcelos, a comitiva de praticantes de downhill – a vertente mais radical do BTT – apresentou-se em bom número, dando competitividade e emoção à jornada.

Muitos espetadores também, concentrados sobretudo no início, junto à Capela da Senhora do Facho, e no ex-libris da adrenalina, a rampa já perto do final do trajeto, onde os pilotos saltam a uma altura de três metros e meio.

A uma jornada do fim, ficou já encontrado o “dono” para o título minhoto desta época, a nível coletivo: a equipa estreante BTT Pandilhas a Monte, de Paços de Ferreira. Ao rubro até ao final vão continuar as restantes categorias.

Em elites, David Martins (2:10’) e Ana Leite (3:21.8) venceram na classe masculina e feminina, respetivamente, já em juniores foi João Batista (Bike House DH Team/Guimarães) quem levou a melhor sobre os adversários, cortou a meta em 2:11.8. Em cadetes, Afonso Oliveira ganhou com o tempo 2:25.5; em master 30, Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte) foi 1º classificado (2:17.8); em master 40, Maurício Conceição (Maiatos) subiu ao lugar mais alto do pódio (2:30.8); e em master 50 venceu Antero Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães).

Por fim, entre os atletas não federados, José Luís Ribeiro foi o mais rápido (2:23.5) da Promoção.

Referência, de resto, para os dois atletas do Moto Galos DHI Team que participaram na corrida da “casa”. Rogério Castro foi 14º em Elite, já João Paulo Monteiro ficou na 5ª posição.

Pista mais técnica e aliciante
O 5º BTT DHI Moto Galos foi organizado pela Associação Clube Moto Galos, em parceria com a ACM, com o habitual apoio da Câmara Municipal. Francisco Rocha, Vereador do Desporto da autarquia, marcou presença no evento e saudou a organização pela forma como decorreu a prova. Salientou que “a Moto Galos tem um papel fundamental e é muito respeitada no seio do desporto em Barcelos”. “É bom que se realizem iniciativas destas fora da zona urbana, é uma forma de mostrar o que o concelho tem de bom para oferecer, como é o caso do Monte do Facho”, acrescentou.

Também Pedro Sousa, presidente do moto clube, fez um balanço positivo de mais uma edição, que este ano contou com importantes alterações em benefício dos pilotos. “Tornámos a pista mais técnica, mais difícil e ao mesmo tempo mais aliciante. Procuramos melhorar de ano para ano, queremos ter boas organizações, porque só assim conseguimos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver”, rematou.

Publicado em 2019-09-17

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt