motogalos@motogalos.pt

Joaquim Rodrigues: "Foi o meu melhor Dakar"

Joaquim Rodrigues esteve esta quarta-feira à noite, na sede da Moto Galos, a falar da experiência no Rali Dakar 2022, uma edição memorável pela vitória alcançada na terceira etapa da grande odisseia de todo-o-terreno.

Como em anos anteriores, o piloto barcelense – da Hero MotoSports – esteve à conversa com os associados numa interessante sessão de partilha sobre a 44ª edição da prova rainha dos ralis, que decorreu de 1 a 14 de janeiro, na Arábia Saudita. 


Joaquim Rodrigues voltou a ser o melhor representante luso nas duas rodas e terminou a competição em 14º na geral. Foi o nono português a vencer uma etapa do Rali Dakar, a circunstância mais feliz depois de superar a grande tristeza em que caiu devido à perda do cunhado e amigo Paulo Gonçalves, em 2020.


Para a posteridade ficam “dois momentos inesquecíveis”, o triunfo na terceira ronda, no dia 4, com 255 quilómetros cronometrados em torno de Al Qaisumah; e o 3º lugar do pódio no penúltimo desafio, a 13, que decorreu em redor da região de Bisha. 


“Foi o meu melhor Dakar e o desfecho na classificação final acaba por não o demonstrar, mas estou muito satisfeito com o meu desempenho e com o que conseguimos fazer, fez com que todo o esforço, sofrimento e trabalho de equipa tenham valido a pena”, referiu. 


Esta foi também a estreia nas vitórias da marca Hero na prestigiada prova, em seis presenças. A moto diz “estar a portar-se bem, quando temos a máquina a ajudar, é mais fácil conseguir resultados consistentes”. “A Hero investiu e tem trabalho muito para evoluir, temos feito muitas corridas e testes, sabíamos que as coisas estavam bem encaminhadas e que os bons resultados mais cedo ou mais tarde iriam acontecer, como foi a minha vitória”. 


Quando questionado “qual o pior momento” desta participação, o herói de Vila Boa não hesitou em apontar “a queda aparatosa” sofrida na quinta etapa, “um susto que deixou pisaduras e arranhões”, embora chegasse a temer “piores consequências”. 


O Rali Dakar 2022 teve a duração de duas semanas, quase 300 participantes, num percurso de 8.177 quilómetros, 4.258 deles cronometrados. A prova passou há três anos para território saudita, onde a experiência “é muito mais solitária”, ao contrário do que acontecia na América Latina. 


“São eventos completamente diferentes, na América do Sul era um show, com público a apoiar por todo o lado, agora somos capazes de arrancar sozinhos e chegar à meta sozinhos, sem ver ninguém...ou o que vemos são camelos”, explicou, arrancando risos na plateia.

Mais fotos aqui

Publicado em 2022-01-20

Notícias relacionadas

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Nova Volta ao Mundo de André Sousa iniciou em Barcelos

Escreveu-se mais uma página bonita na história da Associação Clube Moto Galos, no sábado, 27 de janeiro, com a partida em Barcelos de André Sousa (Ride That Monkey) para a sua segunda Volta ao Mundo em duas rodas.

Pedro Sousa mantém a equipa coesa para o nono mandato

Os novos Órgãos Sociais da Associação Clube Moto Galos de Barcelos eleitos para o biénio 2024-2025 tomaram posse no passado sábado, no restaurante Belchior, na freguesia de Campo, em Barcelos.

Um doce e Feliz Natal

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos deseja a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Moto Desfile de Pais Natais terminou com ação solidária no Hospital de Barcelos

Barcelos coloriu-se de vermelho e branco com um longo e muito animado Moto Desfile de Pais Natais, mais uma vez promovido pela Moto Galos, ontem à tarde, 17 de dezembro.

desenvolvido por aznegocios.pt