motogalos@motogalos.pt

Sucesso no regresso do Encontro Motard de Barcelos

O tão esperado regresso do Encontro Motard de Barcelos aconteceu de 13 a 15 de maio, no Parque da Cidade, depois de uma paragem forçada de dois anos devido à luta contra a pandemia.

O evento regressou com forças renovadas numa edição histórica que assinalou os 25 anos de uma festa que celebra o ideal motociclista. Milhares marcaram presença na concentração promovida pela Moto Galos, uma das maiores e mais distintas do país. 

 

O estatuto concretizou as expetativas elevadas, nos três dias. "Estivemos dois anos privados deste prazer e a vontade de conviver desta maneira já era muita”, salientou Pedro Sousa, presidente da Moto Galos. O sucesso derivou também da “aposta na variedade e na qualidade do programa”, elaborado a pensar tanto nos entusiastas das duas rodas como nos conterrâneos. “Foi um fim de semana memorável, muito merecido após duas edições canceladas", referiu ainda.


Remember Queen, cabeças de cartaz a nível musical

Os Remember Queen voltaram a Barcelos, onde já tinham atuado em 2017, no âmbito da 20ª edição. Cinco anos depois e como na primeira vez, o grupo italiano surpreendeu e foi chamariz para muito público que acorreu ao Parque da Cidade para assistir ao maior espetáculo da Europa de tributo à lendária banda rock britânica. Com uma apresentação exímia e de qualidade superior, o vocalista Piero Venery (que “encarna” o inesquecível Freddie Mercury) e seus companheiros conquistaram facilmente os presentes, com a grandiosidade musical e as réplicas dos figurinos.  

Pelo palco da 25ª concentração de Barcelos passaram ainda o comediante barcelense João Dantas e os Nuggyland, na sexta-feira; a banda revival de Coimbra Remember - Tributo aos anos 80 e 90, Camisas Negras e os Doutor Assério, no sábado.


Passeio das Tochas memorável

Para a posteridade ficou também um Passeio das Tochas muito concorrido, com centenas de motociclistas a engrandecer aquele que é um dos principais símbolos do evento. A cidade ganhou movimento, luz e cor num sábado à noite de temperaturas amenas, com o desfile de motos de vários modelos, marcas e cilindradas. É a iniciativa mais acarinhada pelo público em geral, que enche as principais ruas e avenidas para ver a animada caravana passar.


Acrobacias de Acuko e Rui Armada

Grande atração foi também o freestyle. Este ano, as acrobacias ficaram a cargo do experiente Acuko, de Vila Nova de Famalicão, e do jovem Rui Armada, de Ponte da Barca. Ambos apresentaram-se ao melhor nível no asfalto da Av. Dr. Sidónio Pais, quer no espetáculo noturno de sexta-feira como no sábado à tarde. Os aficionados, como sempre, foram-se aglomerando cedo para ver as difíceis habilidades apresentadas e vibrar com a adrenalina e o cheiro a borracha queimada.



Passeio Turístico e bênção da tocha “Chama da Vida”

No domingo, o dia iniciou com o habitual passeio turístico pelo concelho, este ano com envolvência solidária. Na paragem em Manhente, junto à Igreja Romana, realizou-se a bênção da tocha “Chama da Vida”, oferecida pelo clube ao projeto “Um dia Pela Vida”, movimento de apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

A ação contou com a presença de Conceição Clavel, Coordenadora Regional do Norte, Isaque Ferreira, Coordenador da Delegação de Barcelos, Sandra Varzim, psicólogo da Delegação de Barcelos, Ricardo Vilas Boas, presidente da Junta de Freguesia de Manhente, e ainda o pároco Manuel da Fonseca. Todos realçaram o espírito de fraternidade, o apoio e a disponibilidade para um assunto sensível a todos. 

A tocha foi elaborada pelo artesão barcelense Adriano Faria, após o desafio lançado pela Moto Galos. “Sinto alegria e satisfação neste momento, pois é uma causa que entendemos merecer o envolvimento dos motociclistas, que aderiram em força como habitualmente”. 

Durante o Encontro Motard, no recinto foi possível ainda o apadrinhamento de elos para ajudar a completar a “Corrente pela Vida” com donativos a reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O programa da 25ª edição do Encontro Motard de Barcelos incluiu ainda um concorrido 13º Bike Show, body painting, bike wash, sessões de striptease e feira motard.

Fotos: aqui

Fotografias António Araújo: aqui

Publicado em 2022-05-26

Notícias relacionadas

Associados e amigos reunidos no habitual magusto

A Moto Galos celebrou o São Martinho, no sábado, na Central de Camionagem de Barcelos. Um salutar convívio entre associados e amigos com castanhas, vinho novo, música e animação.

Sede encerra para férias e reabre a 2 de setembro

A sede social da Moto Galos, na Central de Camionagem de Barcelos, encerra para férias a partir de 12 de agosto (ainda em funcionamento) e reabre a 2 de setembro.

Barcelense Ricardo Lopes percorreu EN103 de moto 4

Ricardo Lopes cumpriu há dias a Estrada Nacional 103 de moto 4, desde Neiva (Viana do Castelo) até Bragança. Terá sido o primeiro a concluir a travessia num quadriciclo no mesmo dia, ida e volta, num total de 560 quilómetros.

25 anos de entrega ao motociclismo e a Barcelos

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos celebrou há dias, a 5 de julho, 25 anos de história em prol do motociclismo e de Barcelos. A efeméride foi assinalada no domingo, com a habitual reunião de sócios, familiares e amigos.

25º Aniversário da Moto Galos celebra-se a 10 julho

A Associação Clube Moto Galos de Barcelos comemora este ano, a 05 de julho 2022, 25 anos de uma vasta história de trabalho em prol do motociclismo e de Barcelos.

Pedro Sousa na 1ª concentração motard Moto Galos de Toronto

Pedro Sousa apadrinhou a primeira concentração motard do Moto Galos de Toronto, no Canadá, que se realizou no fim de semana, no âmbito do “Festival de Verão”.

desenvolvido por aznegocios.pt