Ricardo Lopes cumpriu há dias a Estrada Nacional 103 de moto 4, desde Neiva (Viana do Castelo) até Bragança. Terá sido o primeiro a concluir a travessia num quadriciclo no mesmo dia, ida e volta, num total de 560 quilómetros.
O barcelense, sócio e piloto de Todo-o-Terreno da Moto Galos fez o percurso acompanhado por vários colegas que se deslocaram em motos de duas rodas. "Uma experiência muito boa, difícil e a repetir", referiu.
Considerada a artéria vital do Vale do Cávado, Barroso e Além Tâmega, a Estrada Nacional 103 desenha uma linha repleta de curvas e contracurvas, ao longo de 260 quilómetros, passando pelos concelhos de Viana do Castelo, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Chaves, Vinhais e Bragança.
Um percurso rico em aldeias típicas, barragens, monumentos, miradouros e parques naturais (Parque Nacional da Peneda Gerês e Parque Natural do Montesinho), que liga o litoral minhoto ao extremo oriental de Trás-os-Montes, a dois passos da fronteira com Espanha.
A EN103 tem sido alvo de uma estratégia comum de valorização e promoção turística, com a envolvência de doze municípios por onde a via passa e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte. O objetivo é colocar a mítica EN103 no mapa internacional das “Road Trips”.