Lembra-se do jovem barcelense que viveu no hospital vários anos, desde os três meses de vida, devido a vários problemas de saúde, como estar permanentemente ligado a um ventilador?
Que no início de 2014 motivou uma das mais contagiantes campanhas solidárias realizadas em Barcelos e à qual a Moto Galos se associou desde logo?
Nesta época natalícia, recordamos com carinho Gonçalo Vilas Boas, atualmente com 26 anos e a viver nos Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. É inevitável falar também do seu “pai-coragem”, Benjamim Vilas Boas, a quem os barcelenses se habituaram ver juntos no parque ou pelas ruas da cidade.
Numa breve conversa, disse-nos que “o Gonçalo está bem no que é a vida dele” e que mais lhes entristece é não poderem "passear como antigamente", por força das regras da pandemia da Covid-19. Os hábitos mudaram, mas a companhia, a proximidade, a dedicação e o amor incondicional ao filho, esses, continuam iguais e a simbolizar o verdadeiro significado do Natal.
Foi a 12 de janeiro de 2014 que mais de 2.000 pessoas participaram no espetáculo musical “Vamos dar uma cadeira ao Gonçalo”, que se realizou na Central de Camionagem de Barcelos, numa tarde de festa com artistas da música popular portuguesa, como Zé Amaro, Victor Rodrigues, Hélder Baptista, entre outros.
A corrente solidária permitiu arrecadar o dobro do valor inicialmente previsto para a compra de uma nova cadeira adaptada às suas reais necessidades, entregue a 3 de abril de 2014 (foto), na “casa” que o acolheu durante anos – a Pediatria do Hospital de Barcelos. O remanescente serviu para continuar a apoiar Gonçalo Vilas Boas.
Foto: Arquivo