André Sousa, conhecido nas redes sociais como "Ride That Monkey", chegou a Portugal no sábado, 8 de abril, após 1.000 dias de viagem pelo mundo numa mini-moto 125cc.
A aventura chegou ao fim quase três anos depois, em Avis, no distrito de Portalegre, precisamente na vila alentejana de onde arrancou, a 12 de julho de 2020, em plena pandemia.
Foram 80.000 quilómetros e 54 países percorridos, numa jornada repleta de pontos altos e também muitos desafios, desde acidentes, avarias, tentativas de sequestro, no México foi detido, no Nepal foi drogado e raptado e na Turquia viveu in loco um dos maiores sismos das últimas décadas.
Memórias, "histórias para a vida", que pretende contar em livro, em breve.
O regresso a Portugal fez-se pela fronteira de Caia, no concelho de Elvas, onde foi recebido em apoteose pela família e centenas de motociclistas, que o acompanharam em caravana nos derradeiros quilómetros desta epopeia até Avis e na festa rija que se seguiu.
"Fiquei surpreendido, sem palavras, todo arrepiado, todo dormente, por ver tantas motos a receber-me", disse emocionado à comunicação social.
André Sousa, de Oliveira de Azeméis, tornou-se o primeiro motociclista a dar a volta ao mundo numa moto de baixa cilindrada, numa viagem em contínuo, a solo, com passagem por todos os continentes.
Para os motociclistas, "é um exemplo e um orgulho", provou que "não é preciso ter muito dinheiro nem uma grande moto para viajar". Já "coragem e uma grande dose de loucura" não podem faltar!
Neste projeto, André Sousa contou com o apoio da Moto Galos, do qual é associado e também já foi piloto de velocidade. Recorde-se que no dia 5 de julho de 2020, no âmbito das comemorações do 23º aniversário do clube, o jovem fez uma partida simbólica em Barcelos, onde regressará daqui a um mês, para partilhar a sua história no 26º Encontro Motard, junto com o seu "super tremoço" (Honda Monkey 125cc).
De resto, esta deslocação ao Alentejo serviu também para confraternizar com amigos e companheiros de estrada, de vários moto clubes do país, nomeadamente do Grupo Motard Novo Milénio - Cidade de Portalegre, Motards d´ Avis e Moto Club Moteros de Hoy de Badajoz.