motogalos@motogalos.pt

Nacional de Flat Track arrancou em Barcelos

O Campeonato Nacional de Flat Track 2024 iniciou em Barcelos, no dia 21 de abril, na Pista Multiusos de Chorente.

A prova foi organizada pela Associação Moto Galos, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio do Município de Barcelos. 


A abertura da competição esteve inicialmente prevista para o início do mês, 6 de abril, mas devido ao mau tempo teve que ser adiada duas semanas, para segurança de pilotos, comissários e público.


A primeira etapa decorreu com a habitual espetacularidade que esta modalidade proporciona, num traçado ao estilo TT, na sua configuração mais longa. A par disso, algumas novidades no regulamento, como o surgimento da nova classe “Promo Bike”, destinada a iniciantes, com motos de cilindrada limitada a 250cc; e a fusão das categorias 50´s e Pit Bikes, passando a chamar-se “Mini Flat Track”. 

 

Foram ainda implementadas alterações relativas à pontuação e à formação da grelha de partida, em linha de quatro pilotos, de forma a garantir mais espaço de segurança no arranque.  

 

Um início muito positivo do Campeonato para a equipa da casa, que além da organização da etapa inaugural, teve também em ação os seguintes atletas: Reinaldo Ribeiro, Maurício Santos, Avelino Ferreira e João Sá. 

 

Na classe principal, Dirt Bike, estiveram em pista 8 pilotos. Carlos Sá (Yamaha) teve a árdua tarefa de defender o título nacional e pela frente encontrou uma concorrência mais forte do que nunca. 


Sérgio Rego (Husqvarna) apresentou-se ao melhor nível e foi o primeiro a cruzar a bandeirola xadrez. Em 2º ficou o poveiro Miguel Fernandes (Honda) e em 3º Carlos Sá (Yamaha). Reinaldo Ribeiro, da Moto Galos, foi honroso 4º classificado, de regresso à competição após uma longa paragem devido a lesão.

 

Nas Tracker, Maurício Santos (Honda) triunfou nas duas mangas de qualificação e na final. Já o colega Avelino Ferreira (Suzuki) ficou em 2º lugar na geral. O pódio completou-se com Simão Vidinha (Suzuki). 

 

Nas Power Bike, o estreante João Sá (Yamaha) não começou bem, teve a braços com um furo no primeiro desafio do ano, mas depois redimiu-se e ficou em 1º na segunda manga e também venceu a final. Renato Neves (Honda) ficou no 2º posto e o algarvio Fábio Felícia (Suzuki) em 3º.

 

Na nova classe Promo Bike, Fernando Martins levou a melhor na final, com um ritmo impossível de bater pelos adversários. João Sousa ficou em 2º e José Alves agarrou a 3ª posição. 

 

Por fim, em Hobby, assistiu-se a um mini embate ibérico, com a participação de três espanhóis e um português. Ito Rodriguez foi inflexível e foi o grande vencedor das três mangas. Ricardo Pontes, da AG81, ficou em 2º e Emílio Garcia fechou o pódio da classe reservada aos pilotos não federados.  

 

A próxima prova do Campeonato Nacional de Flat Track 2024 será oval e decorrerá em Santiago do Cacém, a 19 de maio, marcando assim a estreia do Alentejo no Flat Track. 

Foto: FMP

Publicado em 2024-04-29

Notícias relacionadas

CNE: resultados abaixo do esperado para Renato Silva

O Campeonato Nacional de Enduro 2025 teve a sua terceira ronda em Monsaraz, no Alentejo, no domingo, 16 de março. Prestação menos positiva para Renato Silva.

Problemas mecânicos no X-Trophy Chamusca 2025

A segunda prova do ano do prestigiado Troféu X-Trophy 2025 disputou-se a 9 de março, na pista de Semideiro, no município da Chamusca. “Galos” Sérgio Loureiro e Dário Correia não terminaram a prova por dificuldades mecânicas.

2 Horas Resistência 50cc

A Pista Multiusos de Chorente recebe uma prova de Resistência 50cc, no feriado de 25 de abril.

Diversão e formação marcou Open Day 2025

O programa de atividades da Moto Galos de março iniciou com a realização de mais um Open Day no clube, reunindo pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados.

Regional QuadRace 2025: Simão Almeida não pontuou

Simão Almeida participou mas não pontuou na prova de abertura do Troféu Regional QuadRace 2025, que decorreu no domingo, em Vila Boa de Quires, no município de Marco de Canaveses.

Passeio Internacional 2025 - Espanha

A Moto Galos propõe para o passeio de longa distância deste ano uma road trip por terras de nuestros hermanos.

desenvolvido por aznegocios.pt