
CNE: resultados abaixo do esperado para Renato Silva
O Campeonato Nacional de Enduro 2025 teve a sua terceira ronda em Monsaraz, no Alentejo, no domingo, 16 de março. Prestação menos positiva para Renato Silva.
A prova foi organizada pela Associação Moto Galos, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio do Município de Barcelos.
A abertura da competição esteve inicialmente prevista para o início do mês, 6 de abril, mas devido ao mau tempo teve que ser adiada duas semanas, para segurança de pilotos, comissários e público.
A primeira etapa decorreu com a habitual espetacularidade que esta modalidade proporciona, num traçado ao estilo TT, na sua configuração mais longa. A par disso, algumas novidades no regulamento, como o surgimento da nova classe “Promo Bike”, destinada a iniciantes, com motos de cilindrada limitada a 250cc; e a fusão das categorias 50´s e Pit Bikes, passando a chamar-se “Mini Flat Track”.
Foram ainda implementadas alterações relativas à pontuação e à formação da grelha de partida, em linha de quatro pilotos, de forma a garantir mais espaço de segurança no arranque.
Um início muito positivo do Campeonato para a equipa da casa, que além da organização da etapa inaugural, teve também em ação os seguintes atletas: Reinaldo Ribeiro, Maurício Santos, Avelino Ferreira e João Sá.
Na classe principal, Dirt Bike, estiveram em pista 8 pilotos. Carlos Sá (Yamaha) teve a árdua tarefa de defender o título nacional e pela frente encontrou uma concorrência mais forte do que nunca.
Sérgio Rego (Husqvarna) apresentou-se ao melhor nível e foi o primeiro a cruzar a bandeirola xadrez. Em 2º ficou o poveiro Miguel Fernandes (Honda) e em 3º Carlos Sá (Yamaha). Reinaldo Ribeiro, da Moto Galos, foi honroso 4º classificado, de regresso à competição após uma longa paragem devido a lesão.
Nas Tracker, Maurício Santos (Honda) triunfou nas duas mangas de qualificação e na final. Já o colega Avelino Ferreira (Suzuki) ficou em 2º lugar na geral. O pódio completou-se com Simão Vidinha (Suzuki).
Nas Power Bike, o estreante João Sá (Yamaha) não começou bem, teve a braços com um furo no primeiro desafio do ano, mas depois redimiu-se e ficou em 1º na segunda manga e também venceu a final. Renato Neves (Honda) ficou no 2º posto e o algarvio Fábio Felícia (Suzuki) em 3º.
Na nova classe Promo Bike, Fernando Martins levou a melhor na final, com um ritmo impossível de bater pelos adversários. João Sousa ficou em 2º e José Alves agarrou a 3ª posição.
Por fim, em Hobby, assistiu-se a um mini embate ibérico, com a participação de três espanhóis e um português. Ito Rodriguez foi inflexível e foi o grande vencedor das três mangas. Ricardo Pontes, da AG81, ficou em 2º e Emílio Garcia fechou o pódio da classe reservada aos pilotos não federados.
A próxima prova do Campeonato Nacional de Flat Track 2024 será oval e decorrerá em Santiago do Cacém, a 19 de maio, marcando assim a estreia do Alentejo no Flat Track.
Foto: FMP
O Campeonato Nacional de Enduro 2025 teve a sua terceira ronda em Monsaraz, no Alentejo, no domingo, 16 de março. Prestação menos positiva para Renato Silva.
A segunda prova do ano do prestigiado Troféu X-Trophy 2025 disputou-se a 9 de março, na pista de Semideiro, no município da Chamusca. “Galos” Sérgio Loureiro e Dário Correia não terminaram a prova por dificuldades mecânicas.
A Pista Multiusos de Chorente recebe uma prova de Resistência 50cc, no feriado de 25 de abril.
O programa de atividades da Moto Galos de março iniciou com a realização de mais um Open Day no clube, reunindo pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados.
Simão Almeida participou mas não pontuou na prova de abertura do Troféu Regional QuadRace 2025, que decorreu no domingo, em Vila Boa de Quires, no município de Marco de Canaveses.
A Moto Galos propõe para o passeio de longa distância deste ano uma road trip por terras de nuestros hermanos.