motogalos@motogalos.pt

Ação de limpeza "Juntos por um Facho melhor"

A Moto Galos associou-se à iniciativa “Facho 2024” na ação de limpeza que decorreu no Monte do Facho, no passado sábado, 1 de junho. O lixo retirado da natureza encheu cinco camiões.

Os trabalhos de remoção de lixo doméstico e resíduos sólidos decorreram durante todo o dia e envolveram cerca de vinte voluntários, entre associados e atletas da modalidade de Downhill do clube e elementos daquele grupo de dinamização criado com o lema “Juntos por um Facho melhor”. 

 

O lixo retirado da natureza encheu quase cinco camiões completos, desde pneus, peças de automóveis, detritos de reciclagem ilegal, colchões, frigoríficos, garrafas, entre outros. Os detritos foram aglomerados num único local – na Rua da Mota, na freguesia de Oliveira – e encaminhados para o tratamento adequado, pelos serviços do Município de Barcelos. 

 

Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho tem também uma grande importância comunitária, pelo que a par do objetivo de promover a defesa do meio ambiente, pretendeu-se também apelar ao respeito e ao bom usufruto do território. 

 

Assim, além da limpeza concreta do espaço, a iniciativa “serviu para identificar zonas ilegais de descarga” e ser “uma chamada de atenção para a necessidade de atitudes e comportamentos cívicos por parte da população”. 


Outras ações têm sido realizadas, nomeadamente pela Moto Galos, como em agosto de 2020, pelo que "a menor quantidade de lixo reunida desta vez, leva a crer que as mesmas têm surtido efeito”, referiu Hugo Alves, coordenador desportivo da secção de Downhill. 


Foto: DR

Publicado em 2024-06-04

Notícias relacionadas

Trial: Jornada difícil em Viana do Castelo

A quarta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2024 disputou-se, no passado domingo, 14, em Viana do Castelo. Segue-se Barcelos, a 08 de setembro.

Trio Moto Galos presente em Nelas no Pentacontrol MX

A quinta jornada do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX realizou-se na vila de Nelas, no distrito de Viseu, no passado domingo, 07 de julho.

Adesão de 88 novos associados no 27º aniversário

A Associação Moto Galos de Barcelos deu as boas-vindas a mais 88 afiliados, no domingo, 07 de julho, no âmbito das comemorações dos 27 anos, que decorreram no Parque da Cidade.

Nacional de Flat Track ao rubro no Algarve

São Bartolomeu de Messines, no Algarve, recebeu a terceira etapa do Campeonato Nacional de Flat Track 2024, no dia 29 de junho. A Moto Galos subiu ao pódio em todas as categorias em que participou.

Passeio à Bairrada (Leitão)

O habitual passeio da Moto Galos à zona da Bairrada realiza-se no dia 13 de julho, sábado. Visita ao Museu Duas Rodas e à Destilaria Levira. Almoço de leitão, em Amoreira da Gândara, Anadia.

CNE: Renato Silva venceu ronda final em Souselas

Lugar mais alto do pódio para Renato Silva - em Elite 2 - na derradeira prova do Campeonato Nacional de Enduro 2024, que realizou-se no passado domingo, em Souselas.

desenvolvido por aznegocios.pt