Ultima corrida do campeonato X Trophy 2024 em Ponte de Sôr
A última das 4 provas do troféu nacional de resistência, teve lugar este domingo dia 15 de Dezembro na região do Alto Alentejo na Cidade de ponte de Sôr.
Duas dezenas e meia de pilotos, entre portugueses e espanhóis, de diversas classes, participaram numa “das melhores provas dos últimos anos”, segundo a Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal.
Este ano, a organização implementou novidades no percurso, que resultaram em significativas melhorias, como o alargamento para nove zonas controladas (em vez de oito), três voltas em vez das habituais quatro, espalhadas num raio de cinco quilómetros, ao longo do aprazível Monte do Facho.
Os pilotos tiveram que cumprir quatro voltas, ultrapassando obstáculos naturais de vários graus de dificuldade. Ao contrário dos restantes desportos motorizados, o incrível deste desporto não é a velocidade, mas sim o domínio e o equilíbrio em cima da máquina, em concentração máxima. Ganha quem acumular o menor número de pontos, transpondo os “quebra-cabeças” sem colocar os pés no chão, beneficiar de apoio ou cair, sendo isso penalizado com pontuação de 1 a 5.
Foi uma etapa muito animada e competitiva, com batalhas intensas pela vitória e pelos restantes lugares do pódio, numa altura em que o calendário já caminha para o final e as classificações apresentavam diferenças muito curtas entre os atletas.
Nas contas finais, Diogo Vieira foi, mais uma vez, o vencedor da prova barcelense, na classe rainha de TR1 – Elite, seguido do famalicense Diogo Ballas Júnior (2º). Em TR2, o lugar mais alto foi para João Silva, em 2º ficou Rogério Castro, um dos dois representantes do emblema da Moto Galos no Campeonato. Martim Garcia foi 1º em TR3, categoria onde o outro “galo” Otelo Gonzaga Fontes foi 5º classificado. Em TR4 foi Rodrigo Castro quem subiu ao lugar mais alto do pódio.
Entre os mais pequenos, Gonçalo Santos triunfou em Iniciados; e Miguel Santos em Infantis. Na categoria Hobby, o espanhol Jorge Arjones Gil ficou em 1º.
Segue-se a sexta jornada em Braga, a 19 e 20 de outubro.
Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Senhora do Facho, Facho 2024, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Dra. Juliana Magalhães e Stihl.
Fotos: António Araújo
Mais fotos aqui
A última das 4 provas do troféu nacional de resistência, teve lugar este domingo dia 15 de Dezembro na região do Alto Alentejo na Cidade de ponte de Sôr.
A associação Clube Moto Galos de Barcelos, não podia estar mais orgulhosa do seu Piloto Likas Cardoso com a vitória do Campeonato Verdes2. Grande vitória do campeonato que muito pouco não acabou com um pleno!
A Associação Clube Moto Galos de Barcelos promove o habitual moto desfile de Natal pelas ruas de Barcelos no dia 22 de dezembro, pelas 14h30.
O nosso piloto de Quad TT Sérgio Loureiro piloto finalizou mais uma prova com uma excelente classificação, 5º lugar da sua classe e 12º lugar da Geral.
No passado fim de semana, Renato Silva foi 5º classificado na prova Elite de Enduro Sprint Penacova.
Na 4ª Prova Campeonato Nacional de Enduro Sprint, vencido pelo Likas Cardoso, piloto que continua Invicto e cada vez mais líder do Campeonato!