
CNE: Prova dura na Lousã para Renato Silva
Renato Silva (Beta) teve uma jornada sofrida na Lousã, na quinta jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2025, marcada pela dureza e pela chuva e lama.
Duas dezenas e meia de pilotos, entre portugueses e espanhóis, de diversas classes, participaram numa “das melhores provas dos últimos anos”, segundo a Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal.
Este ano, a organização implementou novidades no percurso, que resultaram em significativas melhorias, como o alargamento para nove zonas controladas (em vez de oito), três voltas em vez das habituais quatro, espalhadas num raio de cinco quilómetros, ao longo do aprazível Monte do Facho.
Os pilotos tiveram que cumprir quatro voltas, ultrapassando obstáculos naturais de vários graus de dificuldade. Ao contrário dos restantes desportos motorizados, o incrível deste desporto não é a velocidade, mas sim o domínio e o equilíbrio em cima da máquina, em concentração máxima. Ganha quem acumular o menor número de pontos, transpondo os “quebra-cabeças” sem colocar os pés no chão, beneficiar de apoio ou cair, sendo isso penalizado com pontuação de 1 a 5.
Foi uma etapa muito animada e competitiva, com batalhas intensas pela vitória e pelos restantes lugares do pódio, numa altura em que o calendário já caminha para o final e as classificações apresentavam diferenças muito curtas entre os atletas.
Nas contas finais, Diogo Vieira foi, mais uma vez, o vencedor da prova barcelense, na classe rainha de TR1 – Elite, seguido do famalicense Diogo Ballas Júnior (2º). Em TR2, o lugar mais alto foi para João Silva, em 2º ficou Rogério Castro, um dos dois representantes do emblema da Moto Galos no Campeonato. Martim Garcia foi 1º em TR3, categoria onde o outro “galo” Otelo Gonzaga Fontes foi 5º classificado. Em TR4 foi Rodrigo Castro quem subiu ao lugar mais alto do pódio.
Entre os mais pequenos, Gonçalo Santos triunfou em Iniciados; e Miguel Santos em Infantis. Na categoria Hobby, o espanhol Jorge Arjones Gil ficou em 1º.
Segue-se a sexta jornada em Braga, a 19 e 20 de outubro.
Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Senhora do Facho, Facho 2024, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Dra. Juliana Magalhães e Stihl.
Fotos: António Araújo
Mais fotos aqui
Renato Silva (Beta) teve uma jornada sofrida na Lousã, na quinta jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2025, marcada pela dureza e pela chuva e lama.
O Campeonato da Europa de Enduro 2025 prosseguiu com a segunda ronda em Fafe, no passado fim de semana. Terceiro lugar do pódio para Renato Silva.
A abertura do Troféu Regional Norte QX, em Jovim, Gondomar, não correu de feição para Simão Almeida. O piloto da Moto Galos não foi além do 3º lugar.
Dário Correia e Sérgio Loureiro participaram, no sábado, na Gáfete TT 2025, prova de resistência de 1h30 para quads que decorreu na pista da Barragem da Arreganhada, na vila de Crato, no Alentejo.
A secção de Downhill da Moto Galos propõe para o dia 13 de abril, domingo, um passeio para todos pelas encostas do Monte do Facho.
O Campeonato da Europa de Enduro 2025 arrancou em Santiago do Cacém, no fim de semana, com um plantel de luxo que incluiu o “galo” Renato Silva. A prova foi pontuável também para o Nacional de Enduro.