motogalos@motogalos.pt

Domingo quente com passeio de moliceiro e leitão e espumante da Bairrada

Cinquenta motociclistas participaram, neste domingo de muito calor, em mais um passeio à Bairrada, uma iniciativa já frequente no plano anual de actividades da Moto Galos.

O grupo reuniu-se junto à sede do clube e seguiu depois em caravana para a já conhecida como “Veneza portuguesa” para um passeio de barco pelas águas da ria de Aveiro. Uma forma fascinante de conhecer a paisagem urbana de Aveiro e uma agradável viagem sobre a sua história, as tradições, as gentes e o património natural e edificado.

A bordo dos típicos moliceiros – outrora usados na apanha do moliço –, o passeio percorreu os canais urbanos da cidade: o Canal das Pirâmides, de acesso às salinas aveirenses; o Canal de São Roque, que ladeia o antigo bairro dos pescadores; o Canal Central, do centro histórico e dos seus edifícios com fachadas “Art Noveau”; e o Canal do Cojo, que passa pela antiga Capitania (actualmente Assembleia Municipal), pela antiga fábrica de cerâmica, agora convertida em centro cultural e de congressos, e pelos novos edifícios construídos em harmonia com o passado.

A experiência ficou completa e foi abrilhantada ainda a bordo com a degustação da estrela gastronómica de Aveiro, os ovos moles, acompanhada com espumante bem fresco, que as temperaturas acima dos 30 graus Celsius assim o exigiam.

Presenteados que estavam os olhares, com a beleza das paisagens aveirenses, os motociclistas seguiram depois para Anadia, no centro da Bairrada – estava na hora de brindar o paladar com a excelência dos produtos da região. Leitão assado, acompanhado com batatas fritas, laranja e pão, completaram o menu, regado, como não poderia deixar de ser, com vinho espumante da região.

O farto e animado almoço decorreu ao ar livre, à sombra de frondosas árvores, em Amoreira da Gândara, terra natal de Kym Mário, sócio fundador da Moto Galos.

Antes do regresso a casa, tempo ainda para momentos relaxantes junto à Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, localizada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.

Mais fotos aqui

Publicado em 2015-06-22

Notícias relacionadas

Barcelenses no Campeonato Regional 2024 MX

Ângelo Ferreira, Pedro Azevedo e Tiago Vilaça participaram na prova de abertura do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX, em Lustosa, no transato fim de semana.

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Bom começo no Campeonato do Mundo de Aquabike

O Campeonato do Mundo de Aquabike UIM-ABP realizou-se pela primeira vez no Vietname. A ronda de abertura da edição 2024 disputou-se na cidade costeira de Quy Nhon.

CNE: Renato Silva foi o melhor português no Douro

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2024 realizou-se nas belas paisagens do Alto Douro, em Santa Marta de Penaguião. Renato Silva foi o melhor português em prova.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Passeio a Ourense, cidade da água

A Moto Galos propõe para finais de abril um fim de semana cultural e relaxante entre Santiago de Compostela, Ourense e Lindoso.

desenvolvido por aznegocios.pt