motogalos@motogalos.pt

Team Jet Ski Moto Galos no pódio no Europeu em Mirandela

Fim-de-semana brilhante para o Team Jet Ski da Moto Galos, que conquistou três pódios na terceira etapa do Campeonato da Europa de Jet Ski e Motas de Água, que se disputou em Mirandela.

Cinco pilotos da equipa de Barcelos estiveram em prova nas águas do Rio Tua, entre cerca de 60 inscritos, de 11 países. André Barbosa foi terceiro classificado em Ski Júnior 2 (13-15 anos), Diogo Barbosa subiu ao primeiro lugar do pódio na classe Ski Júnior 1 (8-12 anos) e Matteo Valente acompanhou o colega de equipa ao ficar em terceiro na categoria dos mais novos.

Em Ski Júnior 2, André Barbosa voltou a alcançar a terceira posição em ambas as mangas, garantindo assim no final mais um bronze na competição, depois dos já conquistados na Croácia e em Espanha. O piloto da Moto Galos somou mais 32 pontos na jornada de Mirandela, mantendo-se em terceiro na classificação geral, atrás de Alec Enderli e Nycolas Olivin.

Continua, portanto, tudo ainda em aberto na luta pelos lugares do pódio, pelo que a decisão fica marcada para a quarta e última etapa do Europeu Aquabike, que se realiza em Valras, França, de 4 a 6 de Setembro. “O bronze está assegurado, mas estou confiante que posso ainda subir no pódio, pois o campeonato está em aberto e até à última bóia tudo pode acontecer”, referiu.

André Barbosa classificou-se também em Ski Sénior GP3, conseguindo nesta categoria a sétima posição. “Foi um bom resultado, atendendo que a prova foi muito competitiva, pois voltou a disputar-se conjuntamente com Ski GP3 e Ski Júnior”. Entre os seniores, na segunda manga, o piloto de 15 anos chegou, inclusive, “a andar em quarto lugar durante muito tempo da corrida”.

Diogo Barbosa, revelação e campeão em Mirandela
A etapa transmontana do Europeu – que este ano cumpriu a 19ª edição, num dos cenários mais bonitos do circuito da motonáutica internacional – fica, sem dúvida, também marcada pela excelente prestação dos novos atletas do team Moto Galos, que em Mirandela asseveraram futuro para o Jet Ski nacional.

Aos 10 anos, Diogo Barbosa venceu categoricamente os dois heats da classe Ski Júnior 1 e tornou-se no mais jovem piloto a vencer a competição europeia, já que esta foi a primeira vez que o Europeu contemplou a categoria, numa prova única.

Matteo Valente também subiu ao pódio com a camisola da Moto Galos para receber o troféu de terceiro classificado. No segundo posto ficou o açoriano Vitorino Rodrigues. Destaque também para os jovens do team de Barcelos Tomás Silva e Ivan Oliveira, 4º e 5º classificados, respectivamente.

“Estou muito feliz porque venci as duas mangas e porque consegui o meu objectivo que era ser campeão europeu na minha classe, é um orgulho levar a bandeira portuguesa ao lugar mais alto do pódio”, salientou Diogo Barbosa. Para a mais recente promessa da modalidade, o próximo objectivo agora “é ganhar o campeonato nacional”, cuja próxima prova se disputa em Sines, no final de Agosto. “Quero agradecer a três pessoas muito importantes para mim – ao meu pai, à minha mãe e ao meu irmão André Barbosa –, pelo apoio constante e por me terem dado esta oportunidade, sem eles nada disto teria sido possível”, acrescentou.

No final da cerimónia de entrega de prémios, que contou com a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Deporto e Juventude, Diogo Barbosa foi surpreendido pelo campeão europeu Michael Poret, o craque francês ofereceu-lhe o capacete e o troféu que conquistou em Mirandela, em Ski GP1.

Moto Galos em destaque no Jet Ski
Naturalmente orgulhoso com a excelente prestação que a equipa Moto Galos teve em Mirandela, Pedro Sousa, presidente do clube, considerou que o futuro do Jet Ski é promissor “com estas novas promessas que começam agora a despontar, fruto do trabalho e do esforço que está a ser desenvolvido pela nossa Escola de Jet Ski”.

Recentemente implementado, o projecto surgiu para apoiar e promover o ensino e a prática da modalidade no concelho e na região, sobretudo nas camadas etárias mais jovens. A aposta “está a ser bem sucedida e já tem o reconhecimento por parte das entidades nacionais e europeias, que face ao significativo número de atletas que inscrevemos decidiram incluir este ano, pela primeira vez, a classe Ski Júnior 1 no Campeonato da Europa. É sinal que o trabalho que estamos a dinamizar em prol da modalidade está a enriquecer e rejuvenescer o panorama da motonáutica nacional”, frisou.

Em Mirandela, a equipa da Moto Galos recebeu a visita de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, qu saudou o realçou o trabalho que está a ser realizado em prol do desporto e da modalidade em Barcelos. 

Team Jet Ski Moto Galos com Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude

Mais fotos aqui

Publicado em 2015-07-27

Notícias relacionadas

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

Pódios no arranque do Nacional de Trial em Lordelo

O Monte do Irvão, em Lordelo, Paredes, foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2024. Arranque com pódios para Rogério Castro (1º) e Otelo Gonzaga (3º), da Moto Galos.

Vila Verde recebeu 26º Dia Nacional do Motociclista

O Dia Nacional do Motociclista 2024 realizou-se em Vila Verde, este domingo, 7 de abril, e contou com mais de 10 mil de todo o país.

desenvolvido por aznegocios.pt