motogalos@motogalos.pt

Moto Galos apadrinha criança moçambicana

Chama-se Yassimini A. a criança moçambicana que a Moto Galos começou há dias a apoiar, no âmbito do projecto de apadrinhamento da SOPRO.

A menina tem 8 anos e frequenta o 3º ano de escolaridade. Com o donativo que o clube destinou ao projecto da ONGD barcelense, no valor de 100€ anual, Yassimini vai agora ter melhores condições para estudar, com o acesso a algum material escolar, assim como um lanche diário.

Um pequeno gesto que representa um contributo de grande importância não só para a criança apadrinhada, como também para a sua família, permitindo-lhe que estude e que sonhe com uma vida melhor, num meio onde as dificuldades e as carências são inúmeras.

Parte do donativo é ainda encaminhado para a Escola João XXIII, na periferia da Beira, onde é aplicado na melhoria das condições de ensino e no apoio às crianças apadrinhadas, nomeadamente através de um Assistente Social e de voluntários da SOPRO que estabelecem contacto e acompanhamento entre as crianças e as suas famílias.

A partir de agora, a Moto Galos passa a acompanhar o percurso escolar da afilhada, recebendo notificações em cada trimestre do ano lectivo e a receber, por exemplo, cartas e desenhos, como o da foto que recebemos há dias.

Rita Marques em Moçambique
Entretanto, está em Moçambique, na Beira, capital da província de Sofala, desde meados de Julho, Rita Marques, filha do nosso sócio Gabriel Marques, numa missão de voluntariado da SOPRO, que conta também com o apoio da Moto Galos.

A jovem, de 21 anos, licenciada em Educação Musical, está a trabalhar na Escola João XXIII e no Centro Educacional e Assistencial La Salle, a cerca de 10 quilómetros da cidade. Rita Marques cumpre assim “um sonho antigo de fazer voluntariado internacional”, dinamizando actividades lúdicas e educativas junto de crianças e jovens.

Na semana passada, Rita e Bruna, a companheira de projecto, estiveram no centro assistencial a leccionar aulas de Inglês do 4º ao 9º ano. Situado numa região onde a pobreza e o analfabetismo são evidentes, “a maioria das crianças que frequenta este centro tem dificuldades no Português, pelo que o entendimento da língua inglesa ainda é mais crítico”. Para a voluntária barcelense, “está a ser uma experiência intensa e cheia de desafios que valem muito a pena”. A dupla permanece em Moçambique até ao final do mês de Agosto.

Para mais informações sobre os projectos de apadrinhamento e de voluntariado internacional dinamizados pela SOPRO visite a página oficial http://www.sopro.org.pt.


Publicado em 2015-08-03

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt