motogalos@motogalos.pt

Como o Cávado “guarda” locais com potencial para explorar

Cerca de 30 equipas participaram, no sábado passado, na 12ª edição do moto rali interno da Moto Galos, intitulado “Rio Cávado, aqui...tão longe!”.

O périplo mototurístico deste ano desenrolou-se em torno do rio Cávado e das inúmeras potencialidades que tem enquanto recurso turístico, quer ao nível do lazer quer em termos culturais.

O tema da iniciativa não poderia ser mais actual, já que ainda recentemente foi anunciada a construção da Ecovia do Cávado, um projecto que ligará seis concelhos – entre os quais Barcelos – e que aguarda por fundos comunitários para se tornar realidade. A revitalização do Cávado e a riqueza dos seus areais e zonas ribeirinhas estiveram, assim, em destaque neste moto rali que passou pelas margens norte e sul, ao longo de 65 quilómetros, e, como habitualmente, integrou-se na programação da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos.

Dar a conhecer percursos, lugares, património e costumes – muitas vezes desconhecidos – foi o objectivo, demonstrando como é possível o reencontro com o nosso rio. “Embora simples, esta não deixa de ser uma iniciativa grandiosa, pois permitiu passar por lugares que fazem falta descobrir e é realmente uma pena estarem subaproveitados”, como referiu o mentor Eduardo Rodrigues.

“Acredito que, após esta experiência, os participantes se sintam mais enriquecidos e tenham agora uma visão diferente e alargada sobre as potencialidades do Cávado, no que respeita ao recreio e ao turismo de lazer. Temos andado de costas voltadas para o rio, podemos voltar a usufruir do melhor que o rio nos tem para oferecer”, acrescentou.

De facto, em ritmo de passeio e de forma divertida, o evento proporcionou uma tarde em pleno aos motociclistas, que, juntamente com o prazer de andar de moto, puderam também descobrir novos locais e aprender mais sobre o concelho. A ideia foi do agrado de todos, no final a opinião e o sentimento eram unânimes: o Cávado “guarda” locais de grande beleza paisagística com potencial para explorar.

Momentos divertidos e desafios constantes marcaram, assim, este 12º moto rali que contemplou passagens pela Ilha do Tostão, areais de Manhente, Barcelinhos e Mariz, Barragem da Penide, Azenha de Vilar, Fornelos, Vila Seca, Marachão, Fão, Barca do Lago e parque de lazer da Fonte de Baixo, entre outras. No final, tempo ainda para uma paragem no Café Havanna, em Arcozelo, para refrescar com uma bebida gentilmente oferecida pela gerência.

Mais atentos agraciados com artesanato local

O evento terminou no Parque da Cidade, na zona da restauração, com um jantar convívio que antecedeu a entrega de prémios e que contou com a presença de Elisa Braga, vereadora da Cultura da Câmara Municipal.

O concorrente mais atento foi Hilário Costa que foi agraciado com um belo “Galo de Barcelos” feito com pinhas, da autoria de João Rego. A dupla Leonel Azevedo e Sandra Martins ficou em segundo lugar e recebeu uma caneca alusiva aos Lenços dos Namorados, uma peça feita pelo artesão João Veiga, de Manhente.

A equipa Blackstorn, composta por Jonas Guimarães e Helena Barbosa, obteve a terceira posição e levou para casa uma escultura em ferro, em forma de moto, de Adriano Faria. Manuel Figueiredo e Cidália Costa ficaram em quarto lugar e receberam dois pequenos galos oferecidos pela Oficina de Arte da Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos. 

Mais fotos aqui

Publicado em 2015-08-11

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt