motogalos@motogalos.pt

Pilotos da Moto Galos na lista de excelência da Porto Extreme Lagares

Tiago Kinex e Tiago Vale do Enduro Team da Moto Galos integram, pelo segundo ano consecutivo, o restrito grupo de pilotos que conseguiu cortar a meta da mítica Porto Extreme XL de Lagares.

A dupla barcelense figura, assim, numa lista de excelência onde apenas 53 pilotos – entre cerca de 200 participantes de várias nacionalidades, nas categorias Pro, Expert, XL e Hobby – terminaram a prova, uma das mais duras e desafiantes do calendário internacional do hard enduro. A Extreme Lagares disputou-se, no domingo, pelos sinuosos trilhos florestais dos concelhos de Paredes e Penafiel.

Integrados na classe Hobby, esta foi a primeira vez que Tiago Kinex e Tiago Vale competiram juntos pelo Enduro Team da Moto Galos, uma experiência que resultou “numa demonstração de verdadeiro companheirismo, fundamental para enfrentar a dureza e as dificuldades impostas”, como salientou Pedro Faria, director de equipa.

Juntos enfrentaram o exigente traçado de 32 quilómetros, por entre cursos de água, montes e vales, numa longa etapa que durou 4 horas e 34 minutos (o tempo limite é de seis horas). Nas contas finais, com a soma da pontuação da especial nocturna de sábado, Tiago Kinex terminou em 22º lugar e Tiago Vale foi 27º.

“As expectativas foram cumpridas, o foco era terminar a prova, conseguimos chegar ao fim sem grandes sobressaltos, além disso alcançamos também excelentes resultados, o que nos deixa muito orgulhosos e a poder sonhar mais alto e com objectivos mais arrojados para as próximas participações”, referiu Pedro Faria.

Antes do grande desafio de domingo, o evento arrancou no sábado com um prólogo urbano pelo centro histórico do Porto. Com partida e chegada na Ribeira, o percurso fez-se entre escadarias, ruas estreitas e obstáculos artificiais, como pneus e rampas, que impuseram ainda mais dificuldades.

De forma a não colocar a prova em risco, “prudência, segurança e cautela foram as palavras de ordem” nesta etapa inicial. Ambos entraram com o pé direito e terminaram esta super especial citadina “nos 25 primeiros, entre 200 participantes, o que é de realçar”, frisou o director de equipa. Tiago Vale obteve a 18º posição (1m.46s), Tiago Kinex foi 24º (1m54s), resultados que garantiram um bom lugar de arranque para a prova principal.

À noite, na Especial Nocturna, em Sobreira, concelho de Paredes, os barcelenses também conseguiram bons desempenhos. Tiago Kinex demorou 45 minutos a percorrer os seis quilómetros, já Tiago Vale demorou mais 9 minutos do que o colega, pois enfrentou problemas com a embraiagem da moto, já no final do trajecto.

A Porto Extreme XL de Lagares realizou-se sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal e contou com a presença de mais de duzentos pilotos, entre os quais a elite da especialidade, como o britânico Ben Hemingway ou o espanhol Alfredo Gómez, actual campeão do mundo e vencedor da prova portuguesa em 2014 e 2015. A Extreme portuguesa foi a quinta etapa do Campeonato do Mundo de Extreme Enduro, seguindo-se às jornadas de Itália, Grã-Bretanha, Áustria e Roménia. A competição prossegue na Turquia e depois na África do Sul.

O evento já vai na 11ª edição e desde que entrou no calendário mundial, em 2010, o impacto mediático e a projecção internacional têm vindo sempre a crescer, sobretudo desde a inclusão do prólogo no Porto e a transmissão televisiva pela RedBull TV. Quer na Ribeira, quer ao longo do trajecto em Lagares, milhares de pessoas assistem nas diversas zonas de espectáculo ou em locais de difícil acesso a esta arrojada vertente do motociclismo todo-o-terreno.

Apoio não faltou a Tiago Kinex e Tiago Vale. A acompanhá-los neste desafio de grande exigência esteve uma numerosa equipa de cerca de 30 pessoas, incluindo director de equipa, mecânico, assistentes, sócios, familiares e amigos.

Praticantes amadores com potencial
Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, destacou “a união, o trabalho de equipa e a ajuda mútua” como ingredientes fundamentais para a excelente prestação da dupla barcelense, “numa prova de elevada exigência, onde os pilotos são levados ao limite em termos físicos”. Tiago Kinex e Tiago Vale “estão de parabéns”, conseguiram demonstrar que, “ainda que amadores e com parcos recursos e apoios, têm capacidades e potencial para se destacarem na modalidade”.

Publicado em 2015-09-21

Notícias relacionadas

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

Pódios no arranque do Nacional de Trial em Lordelo

O Monte do Irvão, em Lordelo, Paredes, foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2024. Arranque com pódios para Rogério Castro (1º) e Otelo Gonzaga (3º), da Moto Galos.

Vila Verde recebeu 26º Dia Nacional do Motociclista

O Dia Nacional do Motociclista 2024 realizou-se em Vila Verde, este domingo, 7 de abril, e contou com mais de 10 mil de todo o país.

desenvolvido por aznegocios.pt