motogalos@motogalos.pt

Beatriz Curtinhal vence Taça de Portugal de Jet Ski em Barcelos

A atleta Beatriz Curtinhal sagrou-se a grande vencedora da Taça de Portugal de Jet Ski 2015 que se disputou, no sábado, 24 de Outubro, nas águas do rio Cávado, em Barcelos.

A actual campeã da Europa em Ski Senhoras junta, assim, ao título europeu conquistado em Setembro, em França, mais dois troféus nacionais ao vencer em Ski GP1 e Ski Senhoras na prova barcelense.

A Taça de Portugal de Jet Ski foi organizada conjuntamente pela Associação de Jet Ski e Motonáutica do Norte e Associação Clube Moto Galos de Barcelos, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Federação Portuguesa de Motonáutica. A festa do Jet Ski nacional – que marcou o encerramento da época 2015 na cidade berço da modalidade – realizou-se junto à ponte medieval, local emblemático para estes espectáculos pela beleza do enquadramento paisagístico em que se desenrola.

Numa corrida mista entre homens e mulheres, a jovem Beatriz Curtinhal partilhou o pódio da classe rainha com o pai, António Curtinhal, e Martim Gallego, segundo e terceiro classificados respectivamente. Já em Ski Senhoras, a atleta do Seawolf Team também levou a melhor sobre a campeã nacional Joana Graça, do Clube Ski Náutico.

Na categoria Ski GP3 venceu o piloto lisboeta Martim Gallego, seguido pelo madeirense Henrique Rosa Gomes (2º) e por André Barbosa (3º), do Team Jet Ski Moto Galos de Barcelos, actual medalha de bronze europeu e campeão nacional em Ski Juniores e Ski GP3. Especial destaque ainda para a participação do barcelense Guilherme Magalhães, que sem ritmo competitivo conseguiu concluir ambas as mangas e ficar em 5º lugar. André Barbosa conquistou a classe Ski Júnior e João Cardoso foi segundo classificado.

O prémio maior da classe dos mais novos – Ski Juvenil – rumou aos Açores com Vitorino Rodrigues. O atleta do Clube Naval de Ponta Delgada ganhou na segunda manga a Diogo Barbosa, campeão nacional e europeu da categoria e segundo classificado na Taça de Portugal, à frente do colega de equipa da Moto Galos, Matteo Valente. Por fim, Carlos Brandão destacou-se em Runabout GP1 e Carlos Jorge Marques em Sport.

De resto, o evento contemplou ainda, no final, a entrega de prémios e certificados referentes ao campeonato nacional 2015, pela Federação Portuguesa de Motonáutica, e da parte da manhã, baptismos de mota de água gratuitos, uma actividade promovida pela Escola de Jet Ski da Moto Galos para quem pretendeu experimentar a emocionante sensação de deslizar sobre a água. A experiência foi também vivenciada por mais de 20 crianças e jovens das instituições Lar de Infância e Juventude da Casa do Menino de Deus e Centro de Acolhimento “Paula Azevedo”, do Centro Abel Varzim, de Cristelo.

Descentralizar a modalidade
Na cerimónia de entrega de prémios, Mário Gonzaga Ribeiro, presidente da Federação, salientou a aposta do organismo “na descentralização da motonáutica e dos eventos nacionais para cidades com grande potencial para a prática da modalidade”, como é o caso de Barcelos. O responsável louvou ainda o “bom trabalho da Moto Galos na vertente da formação que, através da sua Escola de Jet Ski, veio dar uma nova dinâmica e colmatar uma lacuna existente na modalidade”.

Recordou, neste âmbito, que a FPM elegeu o Team Jet Ski Moto Galos (Ski Juniores) como Equipa do Ano para a 20ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal, marcada para 11 de Novembro, no Casino Estoril. O dia ficou ainda marcado com a confirmação de Mário Gonzaga Ribeiro da filiação da Associação Clube Moto Galos de Barcelos na FPM.

Em resposta, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, agradeceu o apoio que tem sido dado a esta nova secção do clube, realçando que “este tipo de aposta só tem interesse se houver competição e actividades, para que os jovens atletas não desanimem e progridam em direcção a desafios mais ambiciosos”. Sobre o evento, mostrou-se satisfeito pela afirmação das “capacidades de organização da Moto Galos de provas de relevo nacional”. Em 2016, é intenção do clube “candidatar-se a uma prova do campeonato nacional” e se, porventura, “a FPM tiver interesse em continuar com a Taça de Portugal em Barcelos estamos receptivos”, acrescentou.

Pedro Sousa agradeceu, de resto, o apoio inexcedível dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e de Barcelinhos, “parceiros de extrema importância para o sucesso do evento”. “Não podemos deixar de partilhar o êxito deste actividade com as duas corporações, o empenho e a colaboração – quer em meios, quer em esforço físico – foram fundamentais”.

Presente no evento esteve Manuel Dias Barros, Director Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que num breve discurso realçou “a dinâmica da formação desenvolvida pela Moto Galos, uma das prioridades estratégicas do sistema desportivo nacional”. “Sinto-me orgulhoso por ver que na região Norte há quem crie e acrescente valor às federações. Parabéns à AJSMN e à Moto Galos pela promoção deste evento e por se ter balançado na modalidade”.

Também Carlos Brito, vereador do Desporto da Câmara de Barcelos, louvou o trabalho dinamizado pela Moto Galos nesta área, recordando que “esta é uma das formas de fazer regressar as pessoas ao rio”. 
 

Publicado em 2015-10-26

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt