motogalos@motogalos.pt

Acção solidária com crianças e jovens enobrece desfile de Pais Natais

Barcelos coloriu-se no domingo de vermelho e branco com o tradicional moto desfile de Pais Natais da Moto Galos. No final cumpriu-se mais uma missão solidária junto de crianças e jovens institucionalizadas.

A iniciativa conta já com oito edições consecutivas e é a alegria de motociclistas e população nesta quadra festiva. Mais de 200 pais natais em duas rodas fizeram-se à estrada e encheram de cor, animação e movimento as principais ruas da cidade, espalhando a magia natalícia com sorrisos e simpatia.

Em duas rodas, dos mais diversos segmentos e cilindradas, os pais natais saíram em caravana da sede, na Central de Camionagem, seguiram depois em modo passeio para Barcelinhos (com passagem pelo E.Leclerc) e entraram no centro histórico pela ponte medieval. O cortejo passou junto ao ex-líbris do clube – a rotunda do monumento Homo Viator – e desceu para a Avenida da Liberdade, onde mais figurantes se juntaram.

Apesar das ameaças de chuva, a tarde de domingo manteve-se solarenga e muitos foram os barcelenses que se aglomeraram para ver o desfile passar pelas principais artérias de Barcelos e Arcozelo. No final do moto desfile, e já com as máquinas paradas, os pais natais seguiram a pé pelo Largo da Porta Nova, Rua Direita e Avenida da Liberdade na companhia da mascote do clube.

Durante todo o trajecto reinou a alegria e a boa disposição. A passagem dos pais natais foi adoçada com oferta de chocolates e rebuçados aos mais pequeninos e também aos graúdos que não se coibiam de solicitar tão simbólico regalo.

“Esta é uma das nossas actividades já habituais e mais estimadas quer pelos sócios, quer pela população. Nós oferecemos pequenas gulosices e alegria, em troca recebemos carinho e sorrisos, não poderia ser melhor”, acentuou Pedro Sousa, presidente da Moto Galos. A iniciativa acrescenta “uma dinâmica diferente e especial à cidade neste dia, o objectivo do evento passa também pela animação e por contribuir para fomentar o comércio local”.

Presentes para crianças e jovens institucionalizadas
Depois da animação e da cor que espalharam pelas ruas de Barcelos durante as primeiras horas da tarde, os pais natais motards seguiram às 17h rumo à Rua Dr. Manuel Pais para cumprir mais uma missão solidária, como já é habitual nesta época do ano.

A jornada natalícia da Associação Moto Galos terminou no Lar de Infância e Juventude do Casa do Menino Deus, onde 35 crianças e jovens que se encontram na instituição receberam presentes e também carinho, afecto, confiança e alegria destes pais natais especiais.

Em nome de todos, Pedro Sousa transmitiu-lhes que “os sorrisos e a satisfação de cada um é o melhor que podemos levar, significam muito mais do que valem as ofertas”.

As crianças e jovens, com idades de 1 aos 20 anos, foram brindadas com prendas conforme os desejos que manifestaram atempadamente ao clube. De saco cheio o Pai Natal da Moto Galos distribuiu doze tablets, duas máquinas fotográficas, dois kits de maquilhagem, dois skates, dois relógios, cinco colunas bluetooth, uma prancha alisadora de cabelo, livros e oito brinquedos. À instituição e para usufruto de todos, ofereceu ainda uma televisão e uma mesa de ping pong.

Artur Martins, presidente da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, agradeceu “o gesto de generosidade e partilha para com as crianças e jovens do Lar de Infância e Juventude da Casa do Menino Deus”, acrescentando que momentos como este “são valiosos nos dias de hoje”. Presenteou a Associação com um livro da instituição e lançou o repto para novas colaborações: “Foi um gosto tê-los connosco, esperamos estar novamente juntos noutras ocasiões”.

Motociclistas de coração cheio
A envolvência com a comunidade em iniciativas de âmbito social, apoiando causas, pessoas ou instituições, tem sido um campo de actuação marcante – embora talvez pouco conhecido – da Associação Moto Galos de Barcelos.

A responsabilidade social é um dos pilares da cultura do clube, “uma forma de estar na sociedade acreditando que pequenos gestos podem fazer a diferença e contribuir para o bem-estar dos outros”, como salienta Pedro Sousa. “Estas experiências engrandecem-nos como pessoas, tornam-nos mais completos e felizes. Não duvido que nestes momentos recebemos mais no coração do que damos em material, tempo ou disponibilidade”, completou.

Ao longo dos anos foram já várias as demonstrações solidárias e os destinatários dos apoios, nomeadamente APAC, APACI, corporações de bombeiros do concelho, Hospital de Barcelos, Centro Social de Cultura e Recreio da Silva, Centro Social Abel Varzim e Gonçalo Vilas Boas.

Mais fotos aqui

Publicado em 2015-12-21

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt