motogalos@motogalos.pt

Passeio de BTT e caminhada no Gerês a 13 de Fevereiro

Os passeios de bicicleta estão de regresso ao plano de actividades da Moto Galos. Dia 13 de Fevereiro, sábado, propomos momentos únicos em contacto com a natureza, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

De bicicleta ou a pé (serão formados dois grupos), o percurso irá desenrolar-se pelos trilhos e belas paisagens de um dos tesouros naturais do nosso país. A partida será dada em simultâneo, pelas 9h30, junto ao Museu de Vilarinho das Furnas, após um reforço alimentar para revigorar energias – o passeio dura aproximadamente três horas e é de dificuldade média/alta.

O trajecto vai até à famosa Fenda da Calcedónia, local muito procurado no Gerês pela peculiar composição das rochas e seu enquadramento histórico (junto ao penedo chegou a abrigar-se uma povoação da Idade do Ferro, mais tarde ocupada pelos romanos). O grande desafio é a passagem pela estreia fenda – o esforço vale a pena, no final da “incursão” o aventureiro é premiado no alto da Calcedónia, a 800 metros de altitude, com uma magnífica panorâmica das serranias em redor.

“Subida à Calcedónia, uma das coroas de glória cá da terra. A tarde estava como um veludo, e as fragas, amolecidas pela luz, pareciam broas de pão a arrefecer. Do alto, a paisagem à volta era dum aconchego de berço. (...) E mais uma vez me inundou a emoção de ter nascido nesta pequena pátria pedregosa que é Portugal. Há nessa condenação como que uma graça dos deuses. Também é preciso ser de eleição para merecer certas pobrezas...”. 
                                                                                               Miguel Torga, 6 de Agosto de 1952 – Diário VI

Ambos os percursos estão previstos finalizar por volta das 12h30. O almoço realiza-se pelas 13h00, no “Restaurante da Nela”, perto do Santuário de São Bento da Porta Aberta. A participação custa 12,50€ e inclui almoço e reforço.

A saída de Barcelos, da sede, está marcada para as 8h00. A Moto Galos garante transporte para as bicicletas. Inscrições até ao dia 10, quarta-feira, na sede, ou através dos seguintes contactos: 969 061 177 (Pedro Sousa) e 935 422 129 (Bruno Barbosa).

Publicado em 2016-02-03

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt