motogalos@motogalos.pt

Fernando Silva repetiu vitória no Facho no 2º BTT DHI Moto Galos

Barcelos continua a dar sorte a Fernando Silva, actual campeão do Minho da modalidade. Piloto voltou a triunfar na pista do Facho no 2º BTT DHI Moto Galos, que se disputou este domingo.

Tal como em 2015, a chuva, o vento e o frio voltaram a marcar presença e a confinar a participação de mais pilotos na prova, segunda etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI, que, ainda assim, registou a inscrição de 80 atletas, incluindo dezena e meia de espanhóis.

Na pista do Facho, Fernando Silva revalidou o triunfo alcançado, na classe elites, na edição transacta realizada em Barcelos. O atleta dos Restauradores da Granja/Centro Óptico Ibérico e actual campeão do Minho da modalidade foi, assim, o grande vencedor do 2º BTT DHI Moto Galos ao finalizar o traçado em apenas 1 minuto e 56 segundos.

O pódio completou-se com o colega de equipa Luís Costa e o espanhol Anxo Alvarez, do Tribu del Nu C.C. Os atletas desta categoria receberam os troféus das mãos de Nuno Martins, adjunto do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, que esteve presente na iniciativa.

Em elites femininas venceu a campeã nacional de downhill Filipa Peres, da equipa Restauradores da Granja/Centro Óptico Ibérico. Já entre os juniores, o mais rápido foi Rui Ribeiro (Desportivo Jorge Antunes) e em cadetes João Teixeira (Restauradores da Granja/Centro Óptico Ibérico).

Venceram nas restantes categorias Miguel Andrade (Famalicense Atlético Clube) em master 30; Miguel Pintos (Galicia en Bici Scott) em master 40; Joaquim Dias (Enduro BTT Braga) em master 50; e Luís Macedo em promoção.

Colectivamente, em primeiro ficou a formação Restauradores da Granja/Centro Óptico Ibérico, seguindo-se o Desportivo Jorge Antunes e o Famalicense Atlético Clube. Especial destaque para o quarto lugar conquistado pelo Moto Galos DHI Team na geral por equipas, resultado das “interessantes” classificações obtidas pelos nove pilotos do Moto Galos DHI Team que estiveram em competição na pista do Facho.

Paulo Lopes foi 13º classificado na exigente classe de elites, já Nuno Almeida ficou em 4º lugar em master 40; Natanael foi 7º lugar, Hugo Alves 8º e Guilherme Magalhães 10º em master 30. Entre os mais novos, em juniores, Renato Lopes ficou na 6ª posição e Vítor Macedo em 9º; em cadetes, João Mesquita foi 4º e Raul Cunha 5º.

Balanço positivo
Este foi o segundo ano consecutivo que a Associação Clube Moto Galos de Barcelos organizou, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho (ACM), uma prova do Campeonato do Minho de BTT DHI. Para Pedro Sousa, presidente do clube barcelense, “o balanço é positivo”, apesar das condições atmosféricas adversas.

"O tempo é um factor crucial para o sucesso destes eventos, sobretudo em termos de adesão. A participação dos atletas até foi expressiva, atendendo à chuva e ao frio que se fez sentir, já o público não compareceu em maior número porque, de facto, o dia não estava nada convidativo para actividades ao ar livre", referiu.

Pedro Sousa acredita que, numa próxima edição, se o S. Pedro colaborar, não faltam atractivos à pista do Facho para perspectivar  um excelente espectáculo desportivo "com mais participantes e mais público a assistir". A envolvência paisagística do santuário de Nª. Senhora do Facho e o salto já perto do final da descida já são "ex-libris" desta prova. No salto os atletas "voam" a uma altura de três metros e meio, proporcionando imagens de grande espectacularidade.

O 2º BTT DHI Moto Galos foi promovido em conjunto pela Associação Clube Moto Galos e pela ACM, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Junta de Freguesia de Oliveira, Confraria Nª. Senhora do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Escuteiros de Galegos Santa Maria. A Moto Galos agradece a todos estes parceiros e também aos proprietários dos terrenos "pela importante colaboração".

A competição prossegue agora em Guimarães, com o 3º BTT DHI Vila de São Torcato, no dia 15 de Maio.

Publicado em 2016-04-11

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt