motogalos@motogalos.pt

Tiago Kinex e Tiago Vale com excelente prestação na Porto Extreme Lagares

A dupla Tiago Kinex e Tiago Vale, do Enduro Team Moto Galos, figuram pelo terceiro ano consecutivo no restrito grupo de pilotos que conseguiram chegar ao fim da mítica Porto Extreme Lagares.

Nesta que é considerada uma das provas de hard enduro mais famosas do mundo pelo formato e dureza exigida, participaram cerca de 140 pilotos - com a nata da especialidade também presente - e apenas 74 finalizaram o trajecto, ou seja, praticamente metade dos aventureiros ficaram pelo caminho. 

Na competição que decorreu no fim-de-semana no Porto, pelas ruas da Ribeira, e nos arredores, pelos trilhos florestais dos concelhos de Gondomar, Valongo, Paredes e Penafiel, os jovens barcelenses tiveram um desempenho exemplar com resultados de especial realce.

A competirem na classe XL, a prestação começou logo em alta com a conquista do primeiro lugar no prólogo urbano, um dos momentos mais aguardados e espectaculares do evento que aconteceu na sexta-feira ao início da noite. Tiago Kinex e Tiago Vale cumpriram o traçado desenhado junto ao Douro, na zona ribeirinha da Invicta, com afinco em 2 minutos e 13 segundos, deixando Hugo Pinto e Carlos Skinas a 7 segundos de distância.

Nos desafios de sábado, no percurso da tarde entre Gondomar e Valongo a dupla barcelense conseguiu terminar em terceiro, já na especial nocturna entre Valongo e Sobreira quedaram-se pela nona posição.

De volta à dureza no domingo, dia em que se desenrolou a corrida principal, num exigente circuito de cerca de 25 quilómetros – por entre cursos de água, obstáculos diversos, montes e vales –, a longa jornada fez-se em 5 horas e 37 minutos (o tempo limite é de 6 horas). A equipa Moto Galos terminou a main raice em sexto lugar, pelo que nas contas finais, na classificação geral, Tiago Kinex e Tiago Vale figuram assim num honroso sexto lugar na classe XL.

Terminar já é uma vitória
“Não podíamos estar mais contentes com a nossa prestação. Só quem participa nesta prova, considerada por muitos a mais dura do mundo, consegue ter a verdadeira noção da força física e psicológica que é necessário ter para se chegar ao fim”, referiu Tiago Kinex em modo de balanço destes três exigentes dias de enduro.

Ainda que “satisfeitos e orgulhosos da participação”, sentem contudo que não fossem alguns reveses mecânicos e o desfecho poderia ter sido bem melhor. “Com um pouco mais de sorte podíamos ter ficado no top 3, mas afogamos as motos três vezes, partimos um cárter, isolamos duas velas, estes problemas dificultaram-nos o andamento”.

Apesar dos contratempos e da severidade, em alguns momentos extremos, o foco foi sempre “chegar à meta”. “Conseguirmos terminar a prova já foi uma vitória, mas fazê-lo três vezes seguidas tem um significado especial. Queremos agradecer à Moto Galos e aos nossos patrocinadores Esteves Alves & Carvalho e Combustíveis Curvão, sem estes apoios nada disto era possível”.

A Porto Extreme de Lagares contou com a presença de cerca de centena e meia de pilotos de todo o mundo. Milhares de pessoas assistiram ao espectáculo proporcionado por esta arrojada vertente do motociclismo de todo-o-terreno quer na Ribeira, quer fora da cidade, ao longo dos trajectos florestais.

Nesta 12ª edição do evento, o piloto espanhol Alfredo Gomez voltou a repetir a vitória alcançada nos dois anos transactos, deixando para trás o conterrâneo Mario Román e o sul-africano Wade Young, segundo e terceiros classificados, respectivamente. 
 

Publicado em 2016-06-21

Notícias relacionadas

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

Pódios no arranque do Nacional de Trial em Lordelo

O Monte do Irvão, em Lordelo, Paredes, foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 2024. Arranque com pódios para Rogério Castro (1º) e Otelo Gonzaga (3º), da Moto Galos.

Vila Verde recebeu 26º Dia Nacional do Motociclista

O Dia Nacional do Motociclista 2024 realizou-se em Vila Verde, este domingo, 7 de abril, e contou com mais de 10 mil de todo o país.

desenvolvido por aznegocios.pt