motogalos@motogalos.pt

Fim-de-semana de Outono no Gerês no 15º Moto-Rali Moto Galos

Mais de 80 mototuristas de todo o país desfrutaram do primeiro fim-de-semana de Outono nas deslumbrantes serras do Gerês, no 15º Moto-Rali organizado pela Moto Galos.

Esta foi a quarta e penúltima jornada do 20º Troféu de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop/BMW. Segue-se o Moto-Rali dos Conquistadores de Guimarães, a 5 e 6 de Novembro. 

A nova temporada foi, assim, saudada com um excelente passeio de moto pelas estradas (essencialmente) curvilíneas e panorâmicas do concelho de Terras de Bouro (e arredores), em quase 170 quilómetros divididos pelos dois dias. A passeata fez-se por entre paisagens tão díspares quanto belas, ora verdejantes e luminosas, ora abruptas e distantes – assim é o Gerês.

A caravana arrancou no sábado de manhã junto à Câmara Municipal de Terras de Bouro, seguindo levemente até ao concelho vizinho de Amares. Era imperdível a visita a Fiscal, terra natal de António Variações. Sobre esta figura marcante da cena musical portuguesa, realizou-se o primeiro desafio do fim-de-semana. À proposta da organização aquando da inscrição, os participantes apresentaram diversos objectos alusivos à carreira de António Variações, como tesouras, pentes, letras de músicas, cds e até um vinil do artista.

Passagem depois por Caldelas, Santa Isabel do Monte, Ventoselo até Rio Caldo, onde decorreu o retemperador almoço junto ao santuário de São Bento da Porta Aberta.

Da parte da tarde, o percurso desenrolou-se de forma mais calma para os motociclistas relaxarem e usufruírem das deslumbrantes paisagens e de algum património cultural existente no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Após breve visita ao miradouro do Bom Jesus das Mós, de onde se avista a ruralidade das aldeias circundantes, paragem mais minuciosa no Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, local que guarda o legado da aldeia submersa pelas águas da albufeira construída em 1972.

A caravana entrou depois numa das maravilhas do Gerês – a lindíssima Mata da Albergaria, um valiosíssimo bosque com um carvalhal secular e vários vestígios romanos. A meio da tarde, nova paragem, desta vez na casa florestal da Portela de Leonte para saciar o palato com um delicioso lanche. À noite, tempo para confraternizar durante o jantar.

A etapa de domingo iniciou às 9h30 e brindou os participantes com um aprazível percurso por uma estrada com uma panorâmica fantástica sobre a albufeira da Caniçada, desembocando em Campo do Gerês. Aí decorreu uma visita à galeria de arte particular “Chamadouro”. A manhã incluiu ainda a ida a Santo António de Mixões da Serra, já no concelho de Vila Verde, e à Central Hidroeléctrica do Alto Lindoso, no município de Ponte da Barca, já perto de Espanha.

O périplo terminou em alta com os mototuristas a visitar a central subterrânea desta magnífica obra de engenharia. A original foto de grupo foi tirada na sala principal, a 340 metros de profundidade, depois de um túnel de acesso de quase dois quilómetros.

O almoço realizou-se no centro de Ponte da Barca, no restaurante “Varandas do Lima”, com entrega dos prémios aos vencedores e sorteio dos vouchers BMW.

Esta foi a terceira vez que a Moto Galos organizou o evento totalmente fora das fronteiras do seu concelho, depois de Sabrosa, em 2013, e Tabuaço, em 2015. Para o presidente Pedro Sousa, o clube volta a “demonstrar que tem uma grande capacidade de organização e de logística mesmo estando afastado do habitual perímetro de actuação”, salientando como “fundamentais os apoios locais” que se estabelecem, neste caso o Moto Club Serra do Gerês e a Câmara Municipal de Terras de Bouro.

Segundo o dirigente, o destino escolhido este ano não está alheio à “fantástica adesão”, mas o “caloroso acolhimento a que a equipa de trabalho já acostumou os participantes e o sucesso das edições anteriores também contribuíram” para a longa caravana. De doze moto clubes, deslocaram-se desde Albufeira, Tomar, Abrantes, Leiria, Góis, Bragança, Tomar, Vale do Sousa e, claro, Barcelos.

Pódio Moto Galos
O pódio final foi integralmente composto por equipas da casa, agraciadas com peças de artesanato de Terras de Bouro, gentilmente oferecidas pela autarquia local. A dupla “Nameless” - de Luís Palma e Fernanda Farinha - concluiu o moto-rali em primeiro lugar, com 34 pontos de penalização. Na segunda posição, com apenas mais três pontos, ficaram Alberto Agra e Belmira Lopes (“Grabri 1”). José Pontes e Fernanda Coutada (“Pontes 2”) somaram 45 pontos e garantiram assim o terceiro prémio.


Mais fotos aqui

Publicado em 2016-09-27

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt