motogalos@motogalos.pt

450 deram azo aos prazeres da adrenalina na condução no 16º Raid TT

O Raid Todo-o-Terreno da Moto Galos continua a crescer e, no sábado, na 16ª edição, o evento voltou a bater novo recorde de participações ao juntar quase 450 aficionados em Barcelos, mais três dezenas que em 2015.

O desporto todo-o-terreno das duas e quatro rodas está efectivamente na moda outra vez, após acentuada quebra aquando da recessão económica de 2008. A modalidade ressurgiu novamente em força há dois anos – alavancada pela retoma financeira – e está a atrair cada vez mais adeptos, de todas as idades e estratos sociais e também um número surpreendente de mulheres.

Os participantes chegaram aos magotes, individualmente ou organizados em teams de vários concelhos da região Norte, como Amares, Terras de Bouro, Guimarães, Paredes de Coura, Valença, Penafiel, Maia, ou de paragens mais longínquas como Cantanhede e Castelo de Paiva. De além-fronteiras vieram cerca de duas dezenas de espanhóis directamente e propositadamente para o evento alguns emigrantes na Suíça, França e Inglaterra.

Para Pedro Faria, responsável pela secção TT da Moto Galos, “o objectivo principal deste passeio é promover o convívio entre os participantes e proporcionar aos iniciantes um dia agradável junto de pilotos mais experientes, alguns deles profissionais com importantes palmarés”, caso de Joaquim Rodrigues Jr. Em resposta a esta diversidade de participantes, “apostamos num percurso divertido e acessível a todos”. O raid não tem carácter competitivo e “o mais importante é desfrutar ao máximo da condução, das paisagens do nosso concelho e das emoções do TT motorizado”, acrescentou.

Com enchentes na ordem das quatro centenas de inscritos dois anos consecutivos, a iniciativa está consolidada mas as exigências acompanham as expectativas: “O sucesso obriga-nos a uma atenção suplementar, sabemos que o mínimo pormenor pode fazer a diferença”.

Dada a grande adesão, esta é já uma complexa organização e o seu êxito deve-se ao empenho e ao trabalho de sócios, amigos e parceiros. “No terreno esteve uma equipa de 50 pessoas, todos trabalharam de forma incansável para nada falhar, pelas opiniões recolhidas fomos muito bem sucedidos”, garantiu.

Numa manhã de Outono com alguma chuva à mistura, tal como os entusiastas do enduro apreciam, a jornada de aventura voltou às origens e arrancou do centro da cidade, como nas primeiras edições. A partida decorreu na Avenida da Liberdade, com muita cor, alegria e entusiasmo. Os aficionados seguiram depois por um percurso que totalizou aproximadamente 100 quilómetros por trilhos e montes a sul do concelho, passando por freguesias como Gilmonde, Fornelos, Barqueiros, Vila Seca, Milhazes, Pereira, Vilar de Figos, Paradela, Macieira de Rates, Grimancelos, Chavão, Carvalhas, Góios, Pedra Furada, Remelhe, Midões, Gamil e Rio Covo Santa Eugénia.

O almoço decorreu em Macieira de Rates, no parque de merendas da Amieira e o lanche foi servido já em Barcelos, no Campo da Feira.

Solidariedade ao jantar
À noite, realizou-se no restaurante Bagoeira o habitual jantar convívio, com a presença de 190 pessoas, entre participantes e equipa de trabalho. Durante o jantar realizou-se uma simbólica acção solidária para ajudar a comprar uma cadeira de rodas para Jorge Alves, antigo campeão de Motocross que padece de tetraplagia em resultado de um acidente ocorrido em 1990.

A generosidade dos motociclistas permitiu alcançar a quantia de 306,81€, um importante contributo para a aquisição do equipamento que vai permitir-lhe ter mais qualidade de vida. “Não podemos ficar indiferentes a estes casos, hoje é para o Jorge Alves, no futuro pode ser para qualquer um de nós”, frisou no momento Pedro Sousa, presidente da Moto Galos. .

Mais fotos:

Publicado em 2016-10-18

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt