motogalos@motogalos.pt

“De Airó a Brotas e Paradela” com cultura, jogos, surpresas e lazer

Vinte e quatro equipas participaram, na tarde de sábado, no 14º Moto-Rali “Barcelos Artesão”, intitulado “De Airó a Brotas e Paradela”, numa segunda versão dos parques merendeiros, iniciada em 2016.

Este ano, a tradicional atividade, integrada na 35ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, propôs uma travessia a unir os extremos Este e Oeste do concelho, ao jeito da carismática maratona Portugal de Lés-a-Lés.

Os caminhos do Sargento-Mor de Vilar, no Monte de Airó, serviram de tema para o início do passeio, com passagem pelo parque de merendas de São Martinho, com boas sombras e uma boa vista sobre todo o vale de Adães, e pelo miradouro da Senhora da Boa Fé, em Bastuço São João. Montes e vales, recantos de lazer, lendas, tradições e ditos populares preservados de geração em geração.

Depois de uma breve paragem em Remelhe, terra natal de D. António Barroso, rapidamente se chegou a Pedra Furada, à Capela de Nossa Senhora das Brotas, que por ser considerada protetora dos animais aí se fazia todos os anos um leilão de gado no final da missa, no Domingo Gordo.

Já no extremo Oeste do concelho, a paragem mais prolongada da passeata para uns saborosos petiscos no bonito e refrescante parque de merendas dos Moinhos de Paradela, uma obra lançada pela Junta de Freguesia local que incluiu a colocação de árvores, bancos e mesas, casas de banho e espaços de apoio.

Como já é habitual, a iniciativa terminou no Parque da Cidade, na Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, para a entrega de prémios. Paulo Agostinho foi o motociclista mais regular, somou 33 pontos, com apenas mais um ponto e em 2º lugar ficou a dupla CLF, de Leandro Cruz e Célia Barbosa. A equipa Varadero, de Filipe Torres e Filomena Portela, ocupou a 3ª posição, com 38 pontos. Todos receberam peças de artesanato oferecidas por Júlia Côta, João Rego e Mário Coutinho, respetivamente.

Em breves intervenções, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, frisou que “mais importante que as classificações, são os momentos passados e os locais que se conhecem, muitos deles desconhecidos, mesmo sendo no nosso concelho”. Também Eduardo Rodrigues, organizador do percurso, realçou que “o principal é a amizade, a diversão, a entreajuda e o fair-play” e que “é um gozo esta constante descoberta de lugares e recantos e depois a partilha com os participantes, no final a satisfação de todos é a recompensada do trabalho feito”.

Mais fotos aqui

Publicado em 2017-08-07

Notícias relacionadas

Barcelenses no Campeonato Regional 2024 MX

Ângelo Ferreira, Pedro Azevedo e Tiago Vilaça participaram na prova de abertura do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX, em Lustosa, no transato fim de semana.

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Bom começo no Campeonato do Mundo de Aquabike

O Campeonato do Mundo de Aquabike UIM-ABP realizou-se pela primeira vez no Vietname. A ronda de abertura da edição 2024 disputou-se na cidade costeira de Quy Nhon.

CNE: Renato Silva foi o melhor português no Douro

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2024 realizou-se nas belas paisagens do Alto Douro, em Santa Marta de Penaguião. Renato Silva foi o melhor português em prova.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Passeio a Ourense, cidade da água

A Moto Galos propõe para finais de abril um fim de semana cultural e relaxante entre Santiago de Compostela, Ourense e Lindoso.

desenvolvido por aznegocios.pt