
Nacional Enduro: Renato Silva 3º na Figueira da Foz
Renato Silva voltou a subir ao pódio, no fim de semana, na quinta jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2023, que marcou o regresso da caravana endurista à Figueira da Foz.
O resultado do fim de semana foi, assim, o melhor de sempre da equipa barcelense, que participa desde 2014 na prova, a mais prestigiada da especialidade realizada em Portugal e uma das mais duras do mundo.
Nesta 14ª edição, a armada da Moto Galos fez-se representar com cinco pilotos, entre uma lista de inscritos de verdadeira excelência, com 252 concorrentes de 21 nacionalidades diferentes: as duplas Tiago Vale/Tiago Kinex e Ricardo Cerqueira/André Correia, na classe XL; e André Gomes, na classe Hobby.
O arrojado objetivo de cortar a meta da etapa portuguesa e a inaugural do World Enduro Super Series foi alcançado pelos cinco atletas, ao fim de muitos obstáculos e entraves ultrapassados. Para Tiago Vale e Tiago Kinex esta foi a quinta experiência na competição, os restantes três participaram pela segunda vez.
A aventura voltou a arrancar no Porto, com um prólogo entre o cais da Ribeira e as ruas e escadarias do centro histórico, num percurso com muitos obstáculos naturais e artificiais, como troncos, pneus, rampas e até uma plataforma flutuante sobre as águas do rio Douro. A ação continuou pelos trilhos e montes de Lagares, com a habitual chegada a decorrer na aldeia rural de Quintandona.
Pilotos em clara ascensão
André Gomes conseguiu a vitória e “o tão desejado 1º lugar”, na classe Hobby, logo à segunda participação no grande desafio de extreme enduro (em 2017 foi 18º classificado). Entre 80 adversários, a confirmação deu-se na corrida principal, no domingo, depois de resultados já bastante honrosos no Enduro Cross (7º) e no prólogo (5º). Um desempenho perfeito a marcar “três dias intensos e vividos ao máximo”. “Não poderia estar mais satisfeito”, afirmou.
Também a dupla da formação de Barcelos mais habituada a estas andanças, composta por Tiago Vale e Tiago Kinex, melhorou o desempenho subindo de 3º para 2º lugar, na classe XL. O lugar mais alto do pódio ainda esteve à espreita até ao último check-point – com a vitória no Enduro Cross e o prólogo –, no entanto a passagem por uma zona de água não correu da melhor forma.
“Dominámos a corrida quase até ao fim, mas a moto de Vale ‘afogou-se’ e perdemos tempo a colocá-la novamente a trabalhar, acabamos por ser ultrapassados. É um excelente resultado, atendendo à dureza da prova, progredimos em relação a 2017, como era nosso objetivo”, referiram Tiago Vale e Tiago Kinex ficaram a apenas dois minutos dos vencedores, Fernando Cerqueira e César Gomes.
Ainda na categoria XL, entre 21 duplas participantes, Ricardo Cerqueira e André Correia foram 7º classificados. Na estreia, em 2017, ficaram na 18º posição. Apesar da grande escalada na tabela, o desfecho “sabe a pouco”, em prestações condicionadas por problemas mecânicos e penalizações a mais. O prólogo na Invicta correu bem para a dupla, terminando em 6º lugar, numa prova “consistente, com poucos erros, a faltar apenas um pouco mais de velocidade”.
Para Bruno Sendim Coelho, novo diretor de equipa do Enduro Team Moto Galos, os "excelentes resultados obtidos" são naturalmente motivo de "orgulho e satisfação", congratulando também "os pilotos pela coragem e bravura na forma como encararam esta prova de gabarito internacional". "Desta equipa podem esperar dedicação, foco e orgulho em elevar o nome da Moto Galos e de Barcelos", afiançou.
Venceu a 14ª edição da Extreme XL Lagares o piloto britânico Billy Bolt, da Husqvarna. Ficou ladeado no pódio por Jonny Walker (KTM) e Manuel Lettenbichler (KTM), respetivamente. O melhor português entre os profissionais foi Diogo Vieira (Yamaha), que terminou em 15º lugar.
Pódio da classe Hobby, com André Gomes ao centro com o troféu da vitória
Dupla Tiago Vale/Tiago Kinex, 2º lugar do pódio na classe XL
Dupla André Correia/Ricardo Cerqueira, 7º classificados na classe XL
Renato Silva voltou a subir ao pódio, no fim de semana, na quinta jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2023, que marcou o regresso da caravana endurista à Figueira da Foz.
A segunda etapa do Campeonato Nacional de Radiomodelismo 1/8 TT disputou-se na Pista de Vilela, em Paços de Ferreira, no fim de semana.
A Moto Galos celebrou no fim de semana, de 12 a 14 de maio, o 26º Encontro Motard de Barcelos, um evento marcado pela amizade e partilha em redor desta paixão.
O pelotão do Campeonato Nacional de Trial 2023 rumará a Barcelos, ao Monte do Facho, para disputar a terceira jornada da temporada.
Depois do arranque em Barcelos, a edição 2023 do Campeonato Nacional de Flat Track prosseguiu a 7 de maio, no concelho vizinho da Póvoa de Varzim.
Bem-vindos ao 26º Encontro Motard da Associação Clube Moto Galos de Barcelos.