motogalos@motogalos.pt

Dois pódios para Moto Galos na Extreme XL Lagares 2018

O Enduro Team Moto Galos conquistou dois pódios na mítica Extreme XL Lagares 2018, que decorreu de sexta-feira a domingo, entre a cidade do Porto e a aldeia histórica de Quintandona, em Penafiel.

O resultado do fim de semana foi, assim, o melhor de sempre da equipa barcelense, que participa desde 2014 na prova, a mais prestigiada da especialidade realizada em Portugal e uma das mais duras do mundo.

Nesta 14ª edição, a armada da Moto Galos fez-se representar com cinco pilotos, entre uma lista de inscritos de verdadeira excelência, com 252 concorrentes de 21 nacionalidades diferentes: as duplas Tiago Vale/Tiago Kinex e Ricardo Cerqueira/André Correia, na classe XL; e André Gomes, na classe Hobby.

O arrojado objetivo de cortar a meta da etapa portuguesa e a inaugural do World Enduro Super Series foi alcançado pelos cinco atletas, ao fim de muitos obstáculos e entraves ultrapassados. Para Tiago Vale e Tiago Kinex esta foi a quinta experiência na competição, os restantes três participaram pela segunda vez.

A aventura voltou a arrancar no Porto, com um prólogo entre o cais da Ribeira e as ruas e escadarias do centro histórico, num percurso com muitos obstáculos naturais e artificiais, como troncos, pneus, rampas e até uma plataforma flutuante sobre as águas do rio Douro. A ação continuou pelos trilhos e montes de Lagares, com a habitual chegada a decorrer na aldeia rural de Quintandona.

Pilotos em clara ascensão

André Gomes conseguiu a vitória e “o tão desejado 1º lugar”, na classe Hobby, logo à segunda participação no grande desafio de extreme enduro (em 2017 foi 18º classificado). Entre 80 adversários, a confirmação deu-se na corrida principal, no domingo, depois de resultados já bastante honrosos no Enduro Cross (7º) e no prólogo (5º). Um desempenho perfeito a marcar “três dias intensos e vividos ao máximo”. “Não poderia estar mais satisfeito”, afirmou.

Também a dupla da formação de Barcelos mais habituada a estas andanças, composta por Tiago Vale e Tiago Kinex, melhorou o desempenho subindo de 3º para 2º lugar, na classe XL. O lugar mais alto do pódio ainda esteve à espreita até ao último check-point – com a vitória no Enduro Cross e o prólogo –, no entanto a passagem por uma zona de água não correu da melhor forma.

“Dominámos a corrida quase até ao fim, mas a moto de Vale ‘afogou-se’ e perdemos tempo a colocá-la novamente a trabalhar, acabamos por ser ultrapassados. É um excelente resultado, atendendo à dureza da prova, progredimos em relação a 2017, como era nosso objetivo”, referiram Tiago Vale e Tiago Kinex ficaram a apenas dois minutos dos vencedores, Fernando Cerqueira e César Gomes.

Ainda na categoria XL, entre 21 duplas participantes, Ricardo Cerqueira e André Correia foram 7º classificados. Na estreia, em 2017, ficaram na 18º posição. Apesar da grande escalada na tabela, o desfecho “sabe a pouco”, em prestações condicionadas por problemas mecânicos e penalizações a mais. O prólogo na Invicta correu bem para a dupla, terminando em 6º lugar, numa prova “consistente, com poucos erros, a faltar apenas um pouco mais de velocidade”.

Para Bruno Sendim Coelho, novo diretor de equipa do Enduro Team Moto Galos, os "excelentes resultados obtidos" são naturalmente motivo de "orgulho e satisfação", congratulando também "os pilotos pela coragem e bravura na forma como encararam esta prova de gabarito internacional". "Desta equipa podem esperar dedicação, foco e orgulho em elevar o nome da Moto Galos e de Barcelos", afiançou.

Venceu a 14ª edição da Extreme XL Lagares o piloto britânico Billy Bolt, da Husqvarna. Ficou ladeado no pódio por Jonny Walker (KTM) e Manuel Lettenbichler (KTM), respetivamente. O melhor português entre os profissionais foi Diogo Vieira (Yamaha), que terminou em 15º lugar.

Pódio da classe Hobby, com André Gomes ao centro com o troféu da vitória

Dupla Tiago Vale/Tiago Kinex, 2º lugar do pódio na classe XL

Dupla André Correia/Ricardo Cerqueira, 7º classificados na classe XL

Publicado em 2018-05-14

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt