motogalos@motogalos.pt

Festa dos 21 anos com cinema, convívio e 30 novos associados

A Associação Moto Galos chegou aos 21 anos, na passada quinta-feira, 5 de julho, com uma caminhada a engrandecer a cultura motociclista.

As comemorações do 21º aniversário começaram na sexta-feira com o 2º Cinemoto Barcelos, iniciativa que levou ao Teatro Gil Vicente mais de uma centena de pessoas. Este ano, a seleção de filmes apresentados decidiu premiar a criatividade nacional, mostrando as curtas produzidas por realizadores portugueses e previamente já exibidas na 3ª edição do Lisbon Motorcycle Film Fest, no Cinema São Jorge, em junho.

Neste showcase que uniu o gosto do cinema e das motos, passaram pela tela nove filmes cedidos pelo Lisbon Motorcycle Film Fest – The Normal People, Shit Makers, Riders - Maria Rinding Company, For You Jim, Winter Rider x Ton-Up Garage, Be Water My Friend, Bike Lovers, 2NK e Motos de Portugal – e ainda uma retrospetiva do 21º Encontro Motard, pelo olhar do barcelense Marco Neiva, e o trailler de um documentário sobre a vida da Moto Galos, da autoria de Carlos Araújo.

Presente no evento esteve Luís Magalhães, autor do filme “Shit Makers - O Salvamento do Agente Vítor”, porventura o filme mais excêntrico do universo das duas rodas alguma vez visto. No final, o jovem explicou a história e os pormenores por detrás das mensagens subliminares que pretendeu transmitir, como a proteção dos animais ou o facto da personagem principal estar mascarada.

“Para que cada um de nós, em algum momento de devaneio, possa imaginar-se como ele; por outro lado, o ‘Shit Makers’ vem contrariar a ideia do lifestyle que se gerou nos últimos tempos em redor das motos. É uma personagem que não veste o que a maioria acha que deve ser vestido, não usa as motas da moda, daí as mini-motas, no fundo é isso, é ir contra estes ideais que se têm vindo a criar e que eu não concordo”, referiu. “Para mim, as motos significam liberdade e uma forma de fugir às regras”, acrescentou.

Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, também interveio no final, salientando “o contributo que o clube deu para a desmistificação da imagem negativa que os motociclistas por vezes têm perante a sociedade”. Uma “conquista” ao longo de um percurso de 21 anos pautado pela seriedade, dinamismo e cooperação. Sobre o 2º Cinemoto Barcelos, agradeceu ao Lisbon Motorcycle Film Fest a parceria e a “noite cultural agradável” que permitiu seguir estrada fora e ver diferentes abordagens sobre o fenómeno motard.

A noite abriu com a violinista barcelense Bárbara Carvalho, que proporcionou momentos de grande beleza musical ainda no exterior do Teatro Gil Vicente. No final, realizou-se uma curta Night Ride pela cidade seguida de convívio no Café na Praça, na Praça Pontevedra, no centro de Barcelos.

Boas-vindas a 30 novos associados
Os festejos prosseguiram no domingo, dia 8, com momentos especialmente destinados à família Moto Galos. O programa iniciou com uma missa em memória dos que já partiram, no Templo do Senhor da Cruz, seguindo-se o já habitual tributo a todos os motociclistas junto ao monumento “Homo Viator”. Após a foto de grupo, realizou-se um passeio mototurístico pela região com passagem pelos icónicos Monte da Franqueira, Barcelos, e Monte São Félix, Póvoa de Varzim.

O almoço convívio decorreu no Parque de Merendas dos Moinhos, em Paradela. A meio da tarde realizou-se a cerimónia de entrega dos emblemas aos sócios com 10 anos e 20 anos de associação. O dia de festa contemplou ainda a entrada de 30 novos sócios. O “batismo” no aniversário é a forma de acolhimento aos novos membros, sendo o momento visto como um importante factor para fortalecer o espírito de grupo e estreitar laços de amizade.

Após a eleição dos novos associados, cantaram-se os parabéns e saboreou-se o bolo de aniversário, desejando-se prosperidade, união, alegria e uma longa vida repleta de iniciativas a enaltecer a cultura motociclista.


Publicado em 2018-07-11

Notícias relacionadas

2º melhor português no Europeu de Quadrcross

Simão Almeida estreou-se no fim de semana a nível internacional, no Campeonato da Europa de Quadrcross. Top 10 na classificação geral e 2º melhor português da armada lusa.

CNE: Renato Silva em 3º em Monsaraz

O Enduro de Monsaraz regressou ao Campeonato Nacional da modalidade, após uma ausência de um quarto de século. Pódio para Renato Silva (3º) em Elite 2.

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

desenvolvido por aznegocios.pt