motogalos@motogalos.pt

Pais e filhos no pódio do “1º Rali Brincalhão”

Duas dezenas de equipas participaram, no sábado, no 15º Moto-Rali Interno “Barcelos Artesão”, este ano realizado em moldes um pouco diferentes do habitual, mais voltado para o convívio e a diversão em simultâneo.

Intitulado “1º Rali Brincalhão – A Brincar com o Homem”, o passeio proporcionou bons momentos a andar de moto, a passagem por belas paisagens minhotas, vários jogos e ainda a visita ao Mosteiro de Santo André de Rendufe e à sepultura do cantor António Variações, em Fiscal, concelho de Amares.

O périplo começou com a inscrição na sede, na Central de Camionagem, depois os mototuristas perfilharam-se estrada fora em caravana – ao contrário do usual figurino em que cada um sai a cada minuto, seguindo um road-book. A primeira paragem decorreu no mosteiro de Rendufe, um dos principais centros beneditinos entre os séculos XII e XIV, Imóvel de Interesse Público desde 1943.

Na visita guiada, conheceram um pouco mais sobre a história do edifício, percorrendo os claustros, o refeitório, a igreja e o exterior ladeado por extensos vinhedos e um antigo aqueduto.

Numa tarde de muito calor, seguiram-se momentos bem passados na praia fluvial da Moleira, no Rio Homem, com diversos jogos e oportunidades para confraternizar.

Já a meio da tarde, passagem ainda por Fiscal, onde nasceu António Variações, cuja ligação à terra natal é bem expressiva, como um busto de homenagem à entrada da freguesia ou a sua campa no cemitério paroquial.

Como já é tradição, e porque o Moto-Rali “Barcelos Artesão” integra a 36ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, o passeio terminou no Parque da Cidade, para a entrega de prémios e o jantar. Esta edição teve a particularidade de coroar três equipas compostas por pais e filhos, entre outras tantas a participar com essa mesma composição, a prova de que a iniciativa é um belo entretém para as duas gerações.

“Os Barbosas” – constituída por Sérgio Barbosa e Mariana Barbosa – venceram o primeiro prémio, demonstrando maior regularidade, quer nos jogos quer no questionário (22 pontos). Em segundo lugar, ficou a dupla “GS”, de Pedro Silva “pai” e Pedro Silva “filho”, com 24 pontos. A terceira posição foi para “Tal Pai, Tal Filho”, de Manuel Silva e Afonso Silva, com 26 pontos. Os premiados receberam bonitas peças de artesanato da autoria de João Rêgo e Júlia Côta.

Em breves intervenções, Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, e Eduardo Rodrigues, organizador do percurso, realçaram que “mais importante que as classificações são os momentos vividos, a amizade e o convívio que se gera”.

Uma boa preparação para o 17º Moto-Rali Nacional da Moto Galos, integrado no 21º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP/Dunlop/BMW, que se realiza em Paredes de Coura, no fim de semana de 15 e 16 de setembro, sob o mote "Coura sem Paredes".

Fotografia de grupo no Mosteiro de Santo André de Rendufe

Publicado em 2018-08-13

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt