motogalos@motogalos.pt

"À conversa com Joaquim Rodrigues" sobre Rali Dakar 2019

Joaquim Rodrigues esteve na sexta-feira, na sede da Moto Galos, a falar acerca da experiência que viveu, pela terceira vez, na grande odisseia do Rali Dakar, este ano realizada integralmente no Peru, de 6 a 17 de janeiro.

A iniciativa “À conversa com Joaquim Rodrigues” contou com a presença de Francisco Rocha, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos e iniciou com uma breve intervenção do presidente Pedro Sousa. O dirigente felicitou o piloto barcelense e associado do clube há longos anos “pelo honroso resultado e pela perseverança em continuar a competir, após uma longa recuperação a graves lesões na coluna, na sequência da queda no Dakar 2018”. “Está de parabéns porque conseguiu ultrapassar sérias dificuldades, voltar a correr e a fazer o que realmente sabe e gosta, esta foi talvez a sua maior vitória desportiva até hoje”, acrescentou.

Joaquim Rodrigues foi o melhor representante da comitiva portuguesa, na categoria das motos, ao cortar a meta em 17º lugar, a 5h21m19s do vencedor Toby Price (KTM); em 2017, na estreia, foi 10º classificado.

Para o piloto do Hero MotoSports, a participação na 41ª edição da prova rainha do todo-o-terreno mundial “foi uma dura e difícil aventura, repleta de emoções e alguns contratempos”. “Passar no local do acidente, onde quase terminou a minha carreira e fiquei numa cadeira de rodas, foi complicado, fez-me relembrar tudo novamente. Senti-me nervoso – algo que não sentia há muito tempo –, preso e com receio”, referiu, evocando a aparatosa queda que sofreu nos quilómetros iniciais da edição passada, que o obrigou a abandonar o desafio.

Falou ainda de algumas situações que sucederam ao longo da prova deste ano, como o dia em que teve que parar durante o troço cronometrado para prestar auxílio ao colega de equipa, Oriol Mena, que ficou sem gasolina, comprometendo-lhe o resultado final.

“Tive que desmontar a minha moto para lhe passar combustível, no fim ele não esperou, seguiu e eu fiquei sozinho a refazê-la. Na altura fiquei muito chateado, mas estou de consciência tranquila, porque tive a melhor atitude em termos de companheirismo”, expressou.

Em relação ao facto da presente edição ter decorrido integralmente no Peru, algo inédito no historial da competição, o barcelense considerou que além de acarretar maior perigosidade, também desvirtua as origens da prova.

“Acho que pelo facto de o Dakar se ter realizado num só país, não se sentiu tanto o verdadeiro espírito, além de que foi mais perigoso, pois houve zonas em que passamos três vezes, retas enormes com ‘fesh-fesh’ (pó muito fino), muitas pedras, daí as inúmeras quedas”, disse. Realçou ainda a dificuldade acrescida de competir conjuntamente com motos, camiões e carros, o que exigiu "maior cautela, concentração e cortar gás quando não havia certezas".

Questionado sobre o melhor episódio, Joaquim Rodrigues respondeu que foi, sem dúvida, quando cruzou a meta, em Lima, Peru. “Foi a sensação mais feliz de toda a prova, foi realmente emocionante. Para chegar ali enfrentei vários percalços e também tive alturas em que me apeteceu desistir, mas no final sabe bem dizer ‘valeu a pena’”, rematou.

Publicado em 2019-01-29

Notícias relacionadas

Barcelenses no Campeonato Regional 2024 MX

Ângelo Ferreira, Pedro Azevedo e Tiago Vilaça participaram na prova de abertura do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX, em Lustosa, no transato fim de semana.

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Bom começo no Campeonato do Mundo de Aquabike

O Campeonato do Mundo de Aquabike UIM-ABP realizou-se pela primeira vez no Vietname. A ronda de abertura da edição 2024 disputou-se na cidade costeira de Quy Nhon.

CNE: Renato Silva foi o melhor português no Douro

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2024 realizou-se nas belas paisagens do Alto Douro, em Santa Marta de Penaguião. Renato Silva foi o melhor português em prova.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Passeio a Ourense, cidade da água

A Moto Galos propõe para finais de abril um fim de semana cultural e relaxante entre Santiago de Compostela, Ourense e Lindoso.

desenvolvido por aznegocios.pt