motogalos@motogalos.pt

Associação Moto Galos promoveu “2º Open Day - Desporto”

A Moto Galos organizou, no passado sábado, dia 16, o seu “2º Open Day”, juntando pilotos, responsáveis das várias secções e associados do clube.

A ação contou ainda com a presença de Francisco Rocha, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos.

A iniciativa realizou-se pelo segundo ano consecutivo com o objetivo de promover e consolidar a dinâmica desportiva da coletividade, assente em oito modalidades: mototurismo, enduro, velocidade, jet ski, downhill, supermoto, trial e radiomodelismo.

Pedro Sousa abriu a sessão com as boas-vindas a todos os participantes, salientando que estavam “reunidas as condições para capacitar e ajudar os intervenientes na prática desportiva”, com interessantes conversas temáticas sobre nutrição, superação e aventura. Assuntos “importantes para os desportistas e para quem gosta de desporto, de uma forma geral”, acrescentou.

Foi objetivo do evento “disponibilizar ferramentas para alcançar uma melhor performance desportiva ou para encarar e ultrapassar dificuldades”. A um nível mais global, pretendeu-se também “fortalecer as relações, a união e o sentimento de pertença ao grupo”, enquanto equipa desportiva como um todo, apesar de se subdividir em diversas áreas.

Da parte da manhã, houve lugar a três conversas. Adriana Sousa, licenciada em Dietética e Nutrição, começou por prestar esclarecimentos sobre alguns mitos e verdades da alimentação desportiva.

Seguiu-se Pedro Barbosa, atleta de downhill, de 21 anos, de Santo Tirso, um exemplo de perseverança depois de ficar paraplégico aos 17 anos, na sequência de uma violenta queda numa prova, em Guimarães. Explanou como “Tudo é Possível, só precisa de ser readaptado”, após um grave imprevisto que o catapultou para uma cadeira de rodas, não o impossibilitando, contudo, de continuar a praticar a modalidade, numa bicicleta de três rodas, e andebol, na APD Porto.

Por fim, André Sousa, de 22 anos, deslocou-se de Oliveira de Azeméis até Barcelos para falar sobre a aventura que viveu pela América do Sul ao volante de uma moto 125cc, em 2018. Foram 120 dias, 11 países e 24.500 quilómetros a rolar numa moto de baixa cilindrada. Andou pelo deserto mais árido do mundo e pelas cordilheiras mais compridas, cumprindo um sonho e algo inédito até hoje. O jovem, que já defendeu as cores do Team Moto Galos/Clube Motorizado do Troço, em 2014 e 2015, no Campeonato Nacional de Velocidade, aguarda agora a certificação do Guinness World Records pelo feito alcançado.

De resto, Ilídio Torres, membro da Academia Olímpica, não compareceu como previsto, por ter que se apresentar numa sessão de trabalho de última hora, no órgão do Comité Olímpico de Portugal. Assinalou o convite com uma mensagem e a oferta do seu livro “Desporto barcelense: retalhos de um século de história”. A cedência dos exemplares contou com o apoio do Município de Barcelos.

O evento incluiu ainda um almoço convívio para fomentar a interligação entre os atletas, os responsáveis das várias modalidades e dirigentes do clube. De tarde foram vários os associados e curiosos que passaram pela Central de Camionagem para assistir ao trabalho de sinergia entre as diferentes secções e ver as “máquinas” de cada especialidade em exposição.

Publicado em 2019-02-19

Notícias relacionadas

Barcelenses no Campeonato Regional 2024 MX

Ângelo Ferreira, Pedro Azevedo e Tiago Vilaça participaram na prova de abertura do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX, em Lustosa, no transato fim de semana.

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Bom começo no Campeonato do Mundo de Aquabike

O Campeonato do Mundo de Aquabike UIM-ABP realizou-se pela primeira vez no Vietname. A ronda de abertura da edição 2024 disputou-se na cidade costeira de Quy Nhon.

CNE: Renato Silva foi o melhor português no Douro

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2024 realizou-se nas belas paisagens do Alto Douro, em Santa Marta de Penaguião. Renato Silva foi o melhor português em prova.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Passeio a Ourense, cidade da água

A Moto Galos propõe para finais de abril um fim de semana cultural e relaxante entre Santiago de Compostela, Ourense e Lindoso.

desenvolvido por aznegocios.pt