motogalos@motogalos.pt

2.000 motociclistas passaram por Barcelos no 21º Portugal de Lés-a-Lés

À 21ª edição, o Portugal de Lés-a-Lés voltou a passar pelas estradas do concelho de Barcelos, desta vez a norte, junto ao Rio Neiva.

A maior maratona mototurística da Europa, numa extensa e colorida caravana, integrou 907 equipas, cerca de 2.000 motos, transportando 2.115 aventureiros, incluindo mais de 200 estrangeiros, a maioria espanhóis, mas também norte-americanos, canadianos, alemães, húngaros, gregos e croatas, entre muitas outras nacionalidades.

O dia iniciou bem cedo em Felgueiras, às 6h da matina do feriado de 10 de junho, tendo como destino a Figueira da Foz, final da primeira etapa. A jornada continua em direção a sul, sempre com o Atlântico como companhia: hoje, dia 11, o pelotão segue até Arruda dos Vinhos, na 4ª feira, dia 12, chegada a Lagos, no Algarve.

Nesta que é a edição mais costeira de sempre, por se realizar quase na íntegra junto ao mar, a ligação à orla marítima – de Felgueiras a Esposende – contemplou a passagem por Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde e Barcelos, nomeadamente pelas freguesias de Panque e Tregosa.

Representada no evento por dezenas de motociclictas, como habitualmente a Associação Clube Moto Galos de Barcelos ficou também responsável por um controlo de passagem, junto à ponte centenária de Tregosa. O posto nº 4 foi montado em colaboração com o Arredas Folk Fest, festival de música tradicional de referência que ali se realiza, todos os anos.

Assim, à passagem pelo pitoresco local, os motociclistas foram agradavelmente surpreendidos com música e os “arredas”, figuras mascaradas típicas da terra que dão alma à festa dos Arautos de São João de Tregosa. Foram mais de cinco horas de uma animada procissão mototurística - com máquinas de todos os géneros, marcas e cilindradas.

Partida em Barcelos em 2006
Esta foi a segunda vez que o Portugal de Lés-a-Lés calcorreou as estradas do nosso concelho. A primeira vez aconteceu em 2006, na 8ª edição do passeio, que ligou precisamente Barcelos a Portalegre e Quarteira, de 15 a 17 de junho.

A partida decorreu em frente ao edifício da Câmara Municipal, palco de arranque de 650 mototuristas. Uma adesão massiva na altura, superando de longe o máximo de 500 participantes alcançado em 2002 e 2005. As verificações técnicas e documentais realizaram-se no Parque da Cidade. Houve ainda um jantar de boas-vindas no Pavilhão Municipal e um desfile noturno pela cidade.

Publicado em 2019-06-11

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt