motogalos@motogalos.pt

Melgaço apadrinhou a maioridade do Moto-Rali da Moto Galos

Foi em Melgaço, por entre ar puro, paisagens em diversos tons de verde, boa gastronomia e enriquecimento histórico-cultural, que o Moto-Rali Turístico da Moto Galos chegou à maioridade.

Uma viagem itinerante de dezoito edições que, desde 2002 e ao longo dos anos, tem vindo a mostrar a beleza de vários concelhos do Norte do país, através desta forma tão interessante de fazer mototurismo.

Melgaço, o concelho mais setentrional de Portugal, terra raiana, na fronteira com Espanha, foi a escolhida para receber a iniciativa deste ano, no fim de semana de 14 e 15 de setembro, precisamente sob o mote “Norte mais norte não há”. Meia centena de mototuristas de todo o país, em 31 equipas, participaram nesta quarta jornada do 23º Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da Federação de Motociclismo de Portugal/BMW/Dunlop.

Dois dias, 140 quilómetros a rolar pelas estradas desenhadas na serra, em curvas e contra-curvas, com início na vila (Castelo de Melgaço, Igreja Matriz, Fosso Medieval, Museu do Cinema e Solar do Alvarinho) e passagem pelos recantos mais emblemáticos do concelho.

O road-book contemplou, portanto, os mosteiros românicos de Paderne e Fiães, a recuperada aldeia da Branda da Aveleira, a histórica Castro Laboreiro, a antiga estação fronteiriça de São Gregório ou Cevide, onde reside o marco nº 1 de Portugal.

O périplo deu direito ainda a um saltinho até ao concelho vizinho de Arcos de Valdevez e ao seu bonito Santuário de Nossa Senhora da Peneda, na freguesia da Gavieira. Inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Melgaço ofereceu assim a estes entusiastas visitantes momentos e memórias inesquecíveis, baseadas em belas paisagens, bom fumeiro, provas de Alvarinho (na Quinta de Soalheiro, por exemplo), cultura e história.

Pódio com duas equipas da “casa”
Um fim de semana de intenso passeio, coroado com conhecimento, aventura e lazer, que encerrou com chave de ouro no restaurante do Hotel Monte Prado, junto ao Rio Minho, com vista para solo de nuestros hermanos.

A etapa foi ganha pelo casal Filipe Torres/Filomena Portela, em 2º lugar ficou a dupla Manuel e Cidália Figueiredo, ambos da Moto Galos. O pódio ficou completo com Miguel e Paula Fortunato, do Moto Clube de Coimbra. É precisamente na conhecida como “cidade dos estudantes” que prossegue o Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos da FMP, já a 5 e 6 de outubro.


Foto de grupo, na esplanada do Hotel Monte Prado, em Melgaço.

Publicado em 2019-09-19

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt