
Nacional Enduro: Renato Silva 3º na Figueira da Foz
Renato Silva voltou a subir ao pódio, no fim de semana, na quinta jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2023, que marcou o regresso da caravana endurista à Figueira da Foz.
Um primado que evidencia a relevância crescente do emblema barcelense na motonáutica portuguesa.
Os títulos foram conquistados em cinco das nove categorias em competição, duas das quais nos escalões de formação: Manuel Leite (Ski Juvenil), Diogo Barbosa (Ski Júnior GP3), Joana Graça (Ski GP1), Lino Araújo (Runabout GP1) e Miguel Martins (Endurance GP2).
Entre os mais jovens, Manuel Leite sagrou-se com naturalidade bi-campeão nacional em juvenis, uma semana após a reconquista do título na Copa Ibérica 2019, prova que arrancou em Marco de Canaveses, em julho, e encerrou em Cádiz, sul de Espanha, a meados de setembro. Foi ainda 3º em Ski Júnior GP3.
Nesta classe foi Diogo Barbosa quem deu a volta da consagração com a bandeira xadrez, neste que é o último ano que competiu enquanto júnior, segue-se agora a exigente e competitiva classe Ski Sénior GP3. Nas águas do Douro, o piloto de 14 anos – que representa a Moto Galos e o Kev-Racing Team, do austríaco Kevin Reiterer – segurou o lugar mais alto do pódio na geral, apesar do 3º lugar nesta última ronda.
Uma época de sonho para o jovem talento em ascensão, que ao título nacional juntou o de vice-campeão mundial, vice-campeão ibérico, medalha de bronze no Europeu e ainda 3º lugar no Campeonato Nórdico, que realizou na Dinamarca.
Entre os pilotos juniores, destaque ainda para Matteo Valente, vencedor da etapa da Régua e vice-campeão nacional. Em 2019, sagrou-se ainda campeão ibérico em Ski Júnior GP3, vice-campeão ibérico de Slalom e 3º classificado em Ski Sénior GP3, no Campeonato Nacional e na Copa Ibérica 2019.
Já na classe maior do Jet Ski, a ribatejana Joana Graça – que recentemente passou a defender as cores da Moto Galos, a par do Flyjet Racing Team – triunfou em Ski GP1, depois de ter conquistado o título de campeã ibérica na semana anterior, em Arcos de La Frontera.
Na vertente das motas de água, Lino Araújo e Miguel Martins brilharam nas classes Runabout GP1 e Endurance GP2, respetivamente. O poveiro Lino Araújo foi ainda campeão ibérico de Slalom, medalha de bronze na Copa Ibérica e 6º classificado no Europeu. Já o barcelense Miguel Martins foi campeão ibérico e vencedor da Taça de Portugal.
De resto, referência ainda para os restantes atletas que estiveram em ação no Campeonato Nacional de Aquabike 2019 com as cores da Moto Galos: João Inverneiro (Ski Júnior), André Barbosa (Ski GP3), Carlos Fernandes (Runabout GP1 e Runabout GP2).
Renato Silva voltou a subir ao pódio, no fim de semana, na quinta jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2023, que marcou o regresso da caravana endurista à Figueira da Foz.
A segunda etapa do Campeonato Nacional de Radiomodelismo 1/8 TT disputou-se na Pista de Vilela, em Paços de Ferreira, no fim de semana.
A Moto Galos celebrou no fim de semana, de 12 a 14 de maio, o 26º Encontro Motard de Barcelos, um evento marcado pela amizade e partilha em redor desta paixão.
O pelotão do Campeonato Nacional de Trial 2023 rumará a Barcelos, ao Monte do Facho, para disputar a terceira jornada da temporada.
Depois do arranque em Barcelos, a edição 2023 do Campeonato Nacional de Flat Track prosseguiu a 7 de maio, no concelho vizinho da Póvoa de Varzim.
Bem-vindos ao 26º Encontro Motard da Associação Clube Moto Galos de Barcelos.