motogalos@motogalos.pt

Monte do Facho com quatro pistas de BTT DHI e Enduro

A secção de Downhill da Moto Galos, em conjunto com o Enduro Facho Friends, tem vindo a remodelar e a construir novas pistas no Monte do Facho. Um trabalho de interesse desportivo e mérito ambiental.

Neste espetacular anfiteatro natural do nosso concelho, pelo enquadramento paisagístico e ampla visão da área envolvente, estão já desenhadas quatro pistas para a prática das vertentes radicais do BTT – o Downhill e o Enduro. A par da adaptação da natureza às especificidades destas modalidades, têm sido colocados também obstáculos artificiais, a fim de aguçar a técnica dos praticantes.

São pistas rápidas, divertidas, cada uma com o seu grau de exigência e dificuldade. Todas permitem o contacto direto com a natureza, na máxima adrenalina que estas descidas vertiginosas proporcionam. A ideia é divulgar a modalidade e continuar a dar uso às pistas para os pilotos da equipa e outros treinar. A realização de provas desportivas federadas também é objetivo, sendo que aí já foram realizadas quatro edições do evento “BTT DHI Moto Galos”, a contar para o Campeonato do Minho de BTT DHI.

Este trabalho que tem vindo a ser feito vai além do interesse desportivo, revestindo-se também de mérito ambiental. A iniciativa tem servido para identificar zonas ilegais de descarga e para recolher diverso lixo doméstico e resíduos sólidos (desde garrafas, sofás, pára-choques, colchões, entre outros), para posterior ação de remoção a levar a cabo em parceria com a Câmara Municipal.

Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho encerra em si também uma clara importância comunitária, pelo que se apela a todos ao respeito e ao bom usufruto do seu território.

Publicado em 2020-05-05

Notícias relacionadas

CNE: Renato Silva no pódio no III Enduro de Tarouca

Tarouca foi palco da penúltima jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2024. Renato Silva foi ao pódio em 3º em Elite 2.

Pentacontrol MX: Tiago Vilaça em 5º em Tarouca

A terceira ronda do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX disputou-se em Tarouca, no domingo, 09 de junho. Tiago Vilaça foi 5º classificado em Promoção.

Pedro Azevedo fechou Top 5 em Vila Cova à Coelheira

A segunda ronda do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX realizou-se a 2 de junho, na localidade de Vila Cova à Coelheira, no município de Seia.

Lés-a-Lés 2024: animado controlo em Lamas de Olo

O 26º Portugal de Lés-a-Lés 2024 decorreu entre quinta-feira e domingo, com início em Portimão, palanque final em Penafiel e paragens intermédias em Évora e Covilhã.

Ação de limpeza "Juntos por um Facho melhor"

A Moto Galos associou-se à iniciativa “Facho 2024” na ação de limpeza que decorreu no Monte do Facho, no passado sábado, 1 de junho. O lixo retirado da natureza encheu cinco camiões.

Quadcross: Top 20 para Simão Almeida

Na terceira ronda do Campeonato da Europa de Quadcross, que disputou-se no fim de semana, na República Checa, o português Simão Almeida fechou o Top 20.

desenvolvido por aznegocios.pt