motogalos@motogalos.pt

Ação de limpeza no Monte do Facho juntou cinco camiões de lixo

A Moto Galos, em parceria com o Enduro Facho Friends, promoveu no sábado uma ação de remoção de lixo doméstico e resíduos sólidos, no Monte do Facho.

Os trabalhos decorreram durante todo o dia e envolveram duas dezenas de voluntários, cuja motivação foi a limpeza concreta dos terrenos, associada também a uma chamada de atenção para a necessidade de atitudes e comportamentos cívicos por parte da população. 


O grupo retirou ao todo cinco camiões de lixo e despejos vários, desde garrafas, sofás, pára-choques, colchões, restos de olaria, entre outros, dos caminhos de Oliveira, Roriz, Galegos Santa Maria e arredores. 


Devido ao volume e às dificuldades de acesso ficaram ainda para limpar, numa ação posterior, dois pontos ilegais de despejo, no caminho de Galegos S. Martinho. Os detritos foram aglomerados num único local e entretanto já encaminhados, pelos serviços da Câmara Municipal de Barcelos, para o tratamento adequado.


A iniciativa veio no seguimento da remodelação e construção de novas pistas de downhill e enduro, pela respetiva secção do clube, um projeto que visa a divulgação da prática destas vertentes radicais do BTT no concelho. Um importante serviço que vai além do interesse desportivo, revestindo-se também de mérito ambiental, já que serviu primeiramente para identificar zonas ilegais de descarga e agora a retirada do entulho por ali depositado. 


“Apesar de conhecedores da realidade, porque frequentamos com regularidade o espaço, conseguimos ainda surpreender-nos com a quantidade de lixo existente. É lamentável o desprezo pela Natureza de certas pessoas”, notou Hugo Alves, porta-voz dos voluntários. 


Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho encerra em si também uma clara importância comunitária, pelo que a par do objetivo de “promover a defesa do meio ambiente” pretendeu-se também “apelar ao respeito e ao bom usufruto do seu território”.

Publicado em 2020-08-03

Notícias relacionadas

Trio barcelense no Troféu X-Trophy 2023

Sérgio Loureiro, Ricardo Lopes e Flávio Mota são os representantes da Moto Galos em Quads para esta época. O trio barcelense entra em ação já no domingo, dia 12, na primeira etapa do Troféu X-Trophy 2023, em Pinhal Novo.

Apresentação do filme "A Lenda do Galo" na sede

A curta-metragem “A Lenda do Galo”, do realizador barcelense Carlos Araújo, vai ser apresentada na sede da Moto Galos, no dia 17 de fevereiro, pelas 21h30.

Renato Silva otimista para 2023 no Enduro

O jovem Renato Silva é a nova aquisição do Todo-o-Terreno da Moto Galos. No último fim de semana de janeiro já disputou a jornada inaugural do Nacional de Enduro 2023, em Góis.

Nacional Enduro: Gonçalo Amaral 1º no Troféu Beta

O piloto Gonçalo Amaral juntou-se à equipa Moto Galos esta época e no domingo, 29 de janeiro, já competiu em Góis com o emblema barcelense, no arranque do Campeonato Nacional de Enduro 2023.

Peregrinação dos Símbolos das JMJ – Acompanhamento e "Benção dos Capacetes"

A Moto Galos vai participar no acolhimento aos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Barcelos, no domingo, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, às 12h30. "Bênção dos Capacetes", às 13h00.

Jantar de Reis juntou a família Moto Galos

O primeiro convívio de 2023 juntou a família Moto Galos num animado Jantar de Reis, que decorreu na sede do clube.

desenvolvido por aznegocios.pt