A Moto Galos, em parceria com o Enduro Facho Friends, promoveu no sábado uma ação de remoção de lixo doméstico e resíduos sólidos, no Monte do Facho.
Os trabalhos decorreram durante todo o dia e envolveram duas dezenas de voluntários, cuja motivação foi a limpeza concreta dos terrenos, associada também a uma chamada de atenção para a necessidade de atitudes e comportamentos cívicos por parte da população.
O grupo retirou ao todo cinco camiões de lixo e despejos vários, desde garrafas, sofás, pára-choques, colchões, restos de olaria, entre outros, dos caminhos de Oliveira, Roriz, Galegos Santa Maria e arredores.
Devido ao volume e às dificuldades de acesso ficaram ainda para limpar, numa ação posterior, dois pontos ilegais de despejo, no caminho de Galegos S. Martinho. Os detritos foram aglomerados num único local e entretanto já encaminhados, pelos serviços da Câmara Municipal de Barcelos, para o tratamento adequado.
A iniciativa veio no seguimento da remodelação e construção de novas pistas de downhill e enduro, pela respetiva secção do clube, um projeto que visa a divulgação da prática destas vertentes radicais do BTT no concelho. Um importante serviço que vai além do interesse desportivo, revestindo-se também de mérito ambiental, já que serviu primeiramente para identificar zonas ilegais de descarga e agora a retirada do entulho por ali depositado.
“Apesar de conhecedores da realidade, porque frequentamos com regularidade o espaço, conseguimos ainda surpreender-nos com a quantidade de lixo existente. É lamentável o desprezo pela Natureza de certas pessoas”, notou Hugo Alves, porta-voz dos voluntários.
Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho encerra em si também uma clara importância comunitária, pelo que a par do objetivo de “promover a defesa do meio ambiente” pretendeu-se também “apelar ao respeito e ao bom usufruto do seu território”.