motogalos@motogalos.pt

Ação de limpeza no Monte do Facho juntou cinco camiões de lixo

A Moto Galos, em parceria com o Enduro Facho Friends, promoveu no sábado uma ação de remoção de lixo doméstico e resíduos sólidos, no Monte do Facho.

Os trabalhos decorreram durante todo o dia e envolveram duas dezenas de voluntários, cuja motivação foi a limpeza concreta dos terrenos, associada também a uma chamada de atenção para a necessidade de atitudes e comportamentos cívicos por parte da população. 


O grupo retirou ao todo cinco camiões de lixo e despejos vários, desde garrafas, sofás, pára-choques, colchões, restos de olaria, entre outros, dos caminhos de Oliveira, Roriz, Galegos Santa Maria e arredores. 


Devido ao volume e às dificuldades de acesso ficaram ainda para limpar, numa ação posterior, dois pontos ilegais de despejo, no caminho de Galegos S. Martinho. Os detritos foram aglomerados num único local e entretanto já encaminhados, pelos serviços da Câmara Municipal de Barcelos, para o tratamento adequado.


A iniciativa veio no seguimento da remodelação e construção de novas pistas de downhill e enduro, pela respetiva secção do clube, um projeto que visa a divulgação da prática destas vertentes radicais do BTT no concelho. Um importante serviço que vai além do interesse desportivo, revestindo-se também de mérito ambiental, já que serviu primeiramente para identificar zonas ilegais de descarga e agora a retirada do entulho por ali depositado. 


“Apesar de conhecedores da realidade, porque frequentamos com regularidade o espaço, conseguimos ainda surpreender-nos com a quantidade de lixo existente. É lamentável o desprezo pela Natureza de certas pessoas”, notou Hugo Alves, porta-voz dos voluntários. 


Local emblemático em termos paisagísticos, culturais e religiosos, o Monte do Facho encerra em si também uma clara importância comunitária, pelo que a par do objetivo de “promover a defesa do meio ambiente” pretendeu-se também “apelar ao respeito e ao bom usufruto do seu território”.

Publicado em 2020-08-03

Notícias relacionadas

CNE: Renato Silva no pódio no III Enduro de Tarouca

Tarouca foi palco da penúltima jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2024. Renato Silva foi ao pódio em 3º em Elite 2.

Pentacontrol MX: Tiago Vilaça em 5º em Tarouca

A terceira ronda do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX disputou-se em Tarouca, no domingo, 09 de junho. Tiago Vilaça foi 5º classificado em Promoção.

Pedro Azevedo fechou Top 5 em Vila Cova à Coelheira

A segunda ronda do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX realizou-se a 2 de junho, na localidade de Vila Cova à Coelheira, no município de Seia.

Lés-a-Lés 2024: animado controlo em Lamas de Olo

O 26º Portugal de Lés-a-Lés 2024 decorreu entre quinta-feira e domingo, com início em Portimão, palanque final em Penafiel e paragens intermédias em Évora e Covilhã.

Ação de limpeza "Juntos por um Facho melhor"

A Moto Galos associou-se à iniciativa “Facho 2024” na ação de limpeza que decorreu no Monte do Facho, no passado sábado, 1 de junho. O lixo retirado da natureza encheu cinco camiões.

Quadcross: Top 20 para Simão Almeida

Na terceira ronda do Campeonato da Europa de Quadcross, que disputou-se no fim de semana, na República Checa, o português Simão Almeida fechou o Top 20.

desenvolvido por aznegocios.pt