motogalos@motogalos.pt

André Sousa espera no Brasil condições para retomar a volta ao mundo

Falamos com André Sousa ("Ride That Monkey"), no Brasil desde janeiro, a aguardar que as fronteiras do Irão reabram para dar continuidade ao projeto da volta ao mundo numa mini-moto Honda Monkey 125cc.

Após passagem por 21 países europeus em cinco meses e meio, em dezembro, na Bulgária, o associado da Moto Galos viu-se impedido de prosseguir viagem para a Ásia, com as fronteiras do Irão encerradas, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. 

Comprometido com os próprios ideais e com os vários patrocinadores do projeto, o jovem de Oliveira de Azeméis, de 24 anos, decidiu rumar ao Brasil enquanto aguarda as condições para retomar a aventura que iniciou em Avis, a 12 de julho de 2020. 

"Estava retido na Bulgária, não conseguia passar para o continente asiático, também não podia regressar a Portugal porque a volta ao mundo que planeei supõe que só volte a ´casa´ no final de todo o trajeto, por isso resolvi seguir para um país que conhece" de outras ousadias já vividas.

E porquê o Brasil? "Porque era onde tinha a moto da aventura que fiz pela América do Sul, em 2018, e porque apesar da pandemia não havia - nem há ainda - grandes limitações em termos de mobilidade". "Os custos de estar parado seriam mais elevados do que estar em movimento" por isso propôs-se "a novas experiências, emoções e histórias", dando "conteúdo aos 30.000 seguidores das redes sociais e retorno aos patrocinadores".

Desde que está no Brasil já somou 8.000 quilómetros. "Comecei perto da Venezuela, passei a BR-319, a estrada fantasma da Amazónia, uma das mais perigosas do mundo, segui para Mato Grosso, Pantanal, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e agora vou para o Estado do Pará, pelo Nordeste", disse-nos em videochamada.

Sobre a situação epidemiológica no Brasil referiu: "o número de infeções é muito elevado, mas as medidas são muito menos restritivas do que as que estão em vigor em Portugal e na Europa". Já foi infetado duas vezes, a primeira ainda estava na Grécia, recentemente contraiu o vírus no Brasil com "sintomas mais acentuados". 

Olhos postos no regresso à volta ao mundo 

A aproveitar para conhecer e descobrir novos lugares e pessoas, no horizonte está o regresso à volta ao mundo que fará "logo que as fronteiras reabram", prevendo que isso só "possa acontecer lá para o verão". O projeto prevê passar por mais de 50 países, em seis continentes, numa rota de 60.000 quilómetros.

Até agora foram cumpridos 21 países, em 16.000 quilómetros, com muita adrenalina, conhecimento e dificuldades à mistura, como avarias, ficar doente, ter um acidente ou lockdowns devido à Covid-19. 

A previsão inicial apontava "para uma duração de dois anos", no entanto com este interregno e a realidade atual, a jornada deverá prolongar-se "por três anos", mas diz-se disponível "para o tempo necessário".

No final da nossa conversa, André Sousa agradeceu "o apoio e o carinho da família Moto Galos", tanto neste projeto em concreto como em todos os que o envolveram com o clube, como a viagem pela América do Sul ou a participação no Campeonato Nacional de Velocidade, em 2014 e 2015, pelas cores do Team Moto Galos/Clube Motorizado do Troço. 

"Foi um prazer fazer uma partida simbólica desta volta ao mundo em Barcelos", no dia 5 de julho, no nas comemorações do 23º aniversário, "assim como será uma alegria no final partilhar toda esta aventura de pioneirismo e recordes que tento conquistar". 

Recorde-se que em 2018, André Sousa fez uma viagem pela América do Sul também ao volante de uma moto 125cc. Foram 120 dias, 11 países e 24.500 quilómetros a rolar para realizar um sonho e algo inédito até hoje. Assinou o recorde de primeiro do mundo a percorrer aquela região numa moto de baixa cilindrada.

Publicado em 2021-03-25

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt