motogalos@motogalos.pt

André Correia em 12º na Extreme XL Lagares 2021

O barcelense André Correia participou, no fim de semana, na Extreme XL Lagares 2021, num formato muito diferente do previsto, alterado à última hora, por força das restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde.

Ao contrário do delineado, a prova decorreu exclusivamente em forma de Enduro Cross, com três rondas à porta fechada no Quartel da Serra do Pilar, e acabou por não contar nem para o Troféu Nacional Hard Enduro nem para o Campeonato do Mundo de Hard Enduro, depois da chuva intensa na noite de sábado para domingo, que levou o júri a decidir não atribuir pontos para a classificação mundial. 


Numa clara demonstração de apoio à organização, grande parte dos pilotos inscritos decidiu continuar o desafio e empenhou-se para discutir os melhores lugares no final da jornada, dividida em três decisivas mangas. 


A dupla barcelense Ricardo Cerqueira e António Fontainhas optou por não participar dadas as condições apresentadas.


Com a mota em parque fechado e decidido “a aproveitar a oportunidade e a divertir-se”, André Correia em boa hora resolveu avançar e terminou a final de domingo num honroso 12º lugar, depois de boas prestações nas corridas de sexta-feira (o melhor tempo da classe possibilitou a passagem direta para a meia final) e de sábado (com o segundo melhor tempo passou para a final). No domingo, entre 20 atletas, ainda rolou nos cinco primeiros, mas depois o revés de uma queda e de ter ficado preso com a roda de trás perdeu tempo e viu-se relegado para 12º. 


Para André Correia, do fim de semana, fica uma sensação agridoce, por um lado “pela participação positiva”, por outro porque “não era para este formato que se tinha preparado e investido”, uma vez que se inscreveu no Troféu Nacional de Hard Enduro, modalidade que passou a ser reconhecida pela FIM e pela Federação de Motociclismo de Portugal.


Na principal categoria, Billy Bolt foi o grande vencedor da edição deste ano da Extreme XL Lagares. O britânico ganhou as duas primeiras corridas, no entanto uma queda inesperada na volta de abertura do derradeiro desafio quase deitou tudo a perder, sendo forçado a recuperar até ao segundo posto, que lhe valeu os pontos suficientes para subir ao degrau mais alto do pódio. Em 2º lugar ficou o alemão Manuel Lettenbichler e em 3º o lendário Graham Jarvis, que aos 46 anos de idade conquistou um grande resultado no regresso a Portugal. Entre uma comitiva de estrelas a nível mundial, Diogo Vieira – único português presente na classe maior – foi 13º classificado.


Nas restantes categorias, as vitórias foram entregues a Francesc Moret (Expert), Grant Churchward (Veteranos), Rui Silva (Hobby) e ao Team Chapanios (Classe XL).


Foto: DR

Publicado em 2021-05-12

Notícias relacionadas

Barcelenses no Campeonato Regional 2024 MX

Ângelo Ferreira, Pedro Azevedo e Tiago Vilaça participaram na prova de abertura do Campeonato Regional Pentacontrol 2024 MX, em Lustosa, no transato fim de semana.

Joaquim Rodrigues colocou ponto final na carreira

Joaquim Rodrigues anunciou, no passado sábado, na sua página oficial do Instagram, o afastamento das provas profissionais de motociclismo.

Bom começo no Campeonato do Mundo de Aquabike

O Campeonato do Mundo de Aquabike UIM-ABP realizou-se pela primeira vez no Vietname. A ronda de abertura da edição 2024 disputou-se na cidade costeira de Quy Nhon.

CNE: Renato Silva foi o melhor português no Douro

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro 2024 realizou-se nas belas paisagens do Alto Douro, em Santa Marta de Penaguião. Renato Silva foi o melhor português em prova.

Open Day juntou atletas e associados na sede

A Moto Galos promoveu mais um Open Day, no sábado passado, na sede, juntando pilotos, coordenadores das várias secções desportivas e associados do clube.

Passeio a Ourense, cidade da água

A Moto Galos propõe para finais de abril um fim de semana cultural e relaxante entre Santiago de Compostela, Ourense e Lindoso.

desenvolvido por aznegocios.pt