motogalos@motogalos.pt

Monte do Facho acolheu prova do Nacional de Trial

O Monte do Facho, em Barcelos, recebeu no feriado de 5 de outubro a quarta ronda do Campeonato Nacional de Trial 2021 e os seus respetivos troféus. Uma modalidade que se disputa em simbiose entre o homem, a máquina e a natureza.

Trinta pilotos de diversas classes participaram na jornada que se realizou na aprazível zona envolvente à Capela de N.ª Senhora do Facho, em quatro voltas e oito zonas controladas, com obstáculos naturais de variados níveis de dificuldade. 


Ao contrário dos restantes desportos motorizados, a espetacularidade desta disciplina não se centra na velocidade, mas no equilíbrio, na concentração máxima e no domínio preciso de aceleração. Numa competição de trial ganha quem acumular o menor número de pontos, sendo o objetivo transpor os “quebra-cabeças” sem colocar os pés no chão, beneficiar de apoio ou cair, sendo isso penalizado com pontuação de 1 a 5. 


Depois de uma manhã chuvosa, o sol raiou durante toda a tarde e proporcionou temperaturas amenas que ajudaram ao desempenho dos praticantes e atraíram já algum público ao alto do monte.


Nas contas finais, Diogo Vieira voltou a vencer em Barcelos, tal como em 2019, embora com uma penalização bem mais expressiva (79 pontos) do que na Frente Ribeirinha, a demonstrar bem o nível de exigência da prova deste ano. O jovem Paulo Ballas Júnior foi 2º e Filipe Paiva ficou em 3º na classe rainha TR1. Mantêm as mesmas posições na geral. 


Em TR2, a Moto Galos teve em ação os dois atletas que representam o clube na modalidade: Rogério Castro e Mariana Afonso. A vitória sorriu de novo ao piloto bracarense - que se estreou esta época como atleta federado -, com menos três pontos do que Rita Vieira (2ª) e nove que Mariana Afonso (3ª). 


A duas jornadas do fecho do campeonato, Rogério Castro continua líder destacado, à frente das colegas. “Foi uma prova difícil, com zonas desafiantes, a exigir muita concentração, mas consegui o objetivo que era a primeira posição”, disse. 


Para Mariana Afonso “foi bom competir em Barcelos”, onde “as coisas saíram bem, perto do 2º lugar”, deixando-a “mais motivada para as duas rondas que faltam disputar”. Entretanto, a 23 e 24 de outubro,  a atleta vianense regressa ao Campeonato de Espanha, para uma etapa em Olvan, na província de Barcelona.


Nas restantes categorias, os vencedores foram: João Silva, em TR3; Martim Reis, em TR4; Matias Mesquita, em Iniciados; e Manuel Inês, em Infantis. Referência ainda para a categoria Hobby dos atletas não federados, onde triunfou o espanhol Martim Riobo Hermelo. 

 

Apoios: Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal, Município de Barcelos, Confraria de Nossa Sra. do Facho, Bombeiros Voluntários de Barcelos e Stihl.


Foto: António Araújo

Mais fotos aqui

Publicado em 2021-10-08

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt