motogalos@motogalos.pt

Joaquim Rodrigues: "Foi o meu melhor Dakar"

Joaquim Rodrigues esteve esta quarta-feira à noite, na sede da Moto Galos, a falar da experiência no Rali Dakar 2022, uma edição memorável pela vitória alcançada na terceira etapa da grande odisseia de todo-o-terreno.

Como em anos anteriores, o piloto barcelense – da Hero MotoSports – esteve à conversa com os associados numa interessante sessão de partilha sobre a 44ª edição da prova rainha dos ralis, que decorreu de 1 a 14 de janeiro, na Arábia Saudita. 


Joaquim Rodrigues voltou a ser o melhor representante luso nas duas rodas e terminou a competição em 14º na geral. Foi o nono português a vencer uma etapa do Rali Dakar, a circunstância mais feliz depois de superar a grande tristeza em que caiu devido à perda do cunhado e amigo Paulo Gonçalves, em 2020.


Para a posteridade ficam “dois momentos inesquecíveis”, o triunfo na terceira ronda, no dia 4, com 255 quilómetros cronometrados em torno de Al Qaisumah; e o 3º lugar do pódio no penúltimo desafio, a 13, que decorreu em redor da região de Bisha. 


“Foi o meu melhor Dakar e o desfecho na classificação final acaba por não o demonstrar, mas estou muito satisfeito com o meu desempenho e com o que conseguimos fazer, fez com que todo o esforço, sofrimento e trabalho de equipa tenham valido a pena”, referiu. 


Esta foi também a estreia nas vitórias da marca Hero na prestigiada prova, em seis presenças. A moto diz “estar a portar-se bem, quando temos a máquina a ajudar, é mais fácil conseguir resultados consistentes”. “A Hero investiu e tem trabalho muito para evoluir, temos feito muitas corridas e testes, sabíamos que as coisas estavam bem encaminhadas e que os bons resultados mais cedo ou mais tarde iriam acontecer, como foi a minha vitória”. 


Quando questionado “qual o pior momento” desta participação, o herói de Vila Boa não hesitou em apontar “a queda aparatosa” sofrida na quinta etapa, “um susto que deixou pisaduras e arranhões”, embora chegasse a temer “piores consequências”. 


O Rali Dakar 2022 teve a duração de duas semanas, quase 300 participantes, num percurso de 8.177 quilómetros, 4.258 deles cronometrados. A prova passou há três anos para território saudita, onde a experiência “é muito mais solitária”, ao contrário do que acontecia na América Latina. 


“São eventos completamente diferentes, na América do Sul era um show, com público a apoiar por todo o lado, agora somos capazes de arrancar sozinhos e chegar à meta sozinhos, sem ver ninguém...ou o que vemos são camelos”, explicou, arrancando risos na plateia.

Mais fotos aqui

Publicado em 2022-01-20

Notícias relacionadas

Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc

O Troféu Nacional de Flat Track Resistência 50cc prossegue em Barcelos, no feriado de 25 de abril.

Renato Silva voltou ao Motocross no Granho

O Campeonato Nacional de Motocross 2024 começou no domingo passado, em Salvaterra de Magos. Renato Silva regressou à modalidade num dia de muito calor.

Trio da Moto Galos no Troféu Norte de Motocross

Ângelo Ferreira, Tiago Vilaça e Pedro Azevedo estiveram em ação na primeira prova do Troféu Norte de Motocross, em Jovim, Gondomar, no transato 7 de abril.

Sérgio Loureiro vitorioso no Gáfete TT 2024

O barcelense Sérgio Loureiro venceu a prova de todo-o-terreno GáfeTTe, na classe Q1, que realizou-se no sábado, 13 de abril, em Gáfete, na vila de Crato, no Alto Alentejo.

Simão Almeida em 4º no Troféu Norte de Quadrcross

Simão Almeida foi 4º classificado na jornada de abertura do Troféu Norte de Quadrcross, em Jovim, Gondomar, no domingo passado. Dentro de dias, jovem promessa da modalidade estreia-se a nível europeu.

27º Encontro Motard de Barcelos

A 27ª concentração da Moto Galos realiza-se a 10, 11 e 12 de maio, no Parque da Cidade de Barcelos.

desenvolvido por aznegocios.pt